É impressionante o trabalho de pesquisa de material e a montagem de Still: Ainda Sou Michael J. Fox. As imagens recriam os eventos do relato do próprio retratado, já contado no livro autobiográfico “Um Otimista Incorrigível”. Assim, o que ouvimos também vemos, como se a vida de Michael J. Fox tivesse sido filmada ao longo dos anos, parecendo uma versão mais completa de Boyhood (2014), de Richard Linklater.
Mas, na verdade, não se trata de um registro profético do rapaz de proporções pequenas que se tornaria um astro gigantesco quando adulto. O que o diretor Davis Guggenheim faz é retirar trechos de diversas fontes (vídeos e fotos caseiros, séries, filmes e bastidores) nos quais Michael J. Fox aparece para editá-los para se encaixar na narrativa. Além disso, recorre também a recriações de eventos com dublês interpretando o retratado e aqueles que com ele contracenam.
Essa mistureba toda, surpreendentemente, soa muito fluído. Fica até difícil distinguir o que é material documental, o que foi recriado, e o que é trecho de um programa, filme ou série. Pode-se imaginar o quão exaustivo foi garimpar tudo isso, tendo em mente a montagem ilustrativa do relato de Michael J. Fox. Dessa forma, acompanhamos a trajetória do ator: o quanto sua estatura (ele tem 1,63m) sempre foi uma característica forte (para o bem e para o mal), o duro início de carreira, a salvação com a série Caras e Caretas (Family Ties), a jornada dupla e o sucesso com De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985), e, por fim, o Mal de Parkinson que condenou a sua trajetória.
O gigante Michael J. Fox
À parte o aspecto formal do documentário, chama a atenção a força de Michael J. Fox. Por um lado, pelo seu carisma natural que o permite ainda ser divertido e charmoso mesmo com essa doença tão cruel. Por outro, sua resiliência que o faz encarar de frente esse mal, inclusive se colocando diante das câmeras e, ainda, apoiando um instituto que pesquisa a cura do Parkinson.
Para os fãs do ator, Still: Ainda Sou Michael J. Fox revela alguns fatos desconhecidos da sua história, e ainda resgata memórias nostálgicas do astro que bombou nos anos 1980. As imagens dele atuando com 15 anos certamente emocionarão o seu público.
Mas, acima de tudo, fica esse exemplo de coragem de quem teve o azar de contrair essa doença ainda muito jovem, o que é uma ingrata raridade. Michael J. Fox mostra que é muito maior do que seu tamanho e seu infortúnio.
___________________________________________
Ficha técnica:
Still: Ainda Sou Michael J. Fox | Still: A Michael J Fox Movie | 2023 | EUA | Direção: Davis Guggenheim | Roteiro: Michael J Fox | Com Michael J. Fox, Tracy Pollan, Sam Fox, Aquinnah Fox, Schuyler Fox, Esmé Fox, Susan Bressman, Ryan Orser, Siobhan Murphy, Danny Irizarry, Hannah Galway.