Pesquisar
Close this search box.
Tais & Taiane (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Tais & Taiane

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

O road movie Tais & Taiane cobre três dias de uma desventura por estradas do interior nordestino.

A garota da cidade Tais (Gabriella Verganni) desce apressadamente do ônibus rodoviário depois de ser assediada pelo rapaz que se sentava ao seu lado. E, na estrada deserta, ela conhece Taiane (Yasmin Santos), uma jovem prostituta fazendo ponto. A antipatia inicial entre elas começa a se dissipar quando dois homens em uma moto as assaltam. Com isso, começam a descobrir que juntas podem se ajudar a sobreviver nesse ambiente agressivo. Enquanto Tais traz seus conhecimentos de quem frequentou a escola, Taiane conta com sua experiência na estrada.

O filme apresenta vários eventos, que se sucedem rapidamente, levando a dupla para lugares belíssimos. Para elas, passar a noite a céu aberto não é um problema, pois a natureza se apresenta como uma aliada. Por outro lado, as pessoas que Taiane conhece, cafetões de sua profissão, se revelam as verdadeiras ameaças. Porém, ao encontrarem dois motoqueiros em poderosas Harley-Davidsons, as moças, enfim, se deparam com gente decente.

Personagens

Apesar de movimentado, o roteiro de Tais & Taiane não se sustenta. Primeiro, porque as protagonistas carecem de profundidade. Taís viaja para encontrar o seu pai, separado da mãe. Porém, soa forçado que ela desça do ônibus após sofrer assédio, quando havia outros lugares vazios no ônibus. Mais ainda porque ela desembarca num local totalmente deserto. Além disso, durante o filme, ela continua a insistir em pegar carona até chegar ao pai, mesmo depois de ter sido assaltada. A trama não consegue convencer que era tão difícil avisar o pai onde ela se encontra, como acontece ao final através da polícia.

Já o que incomoda em Taiane é o fato de ela não ter onde morar, e o filme mostra isso como fato consumado. Caso fosse temporário, por algum desentendimento com seus cafetões, tal carência se tornaria mais compreensível. E, até se encaixaria melhor com os ataques que ela sofre desses personagens sórdidos.

Figura paterna

Por outro lado, o filme traz uma interessante relação que une os destinos de Tais e Taiane, no sentido de que as duas encontram sua figura paterna na conclusão da jornada. Tais se despede num final feliz, não só se reunindo com seu pai, como descobrindo um novo amor. Porém, o desfecho de Taiana é trágico, em outra opção duvidosa do roteiro. Após o velho motoqueiro descobrir que ela é sua filha, como comprova o pingente que ele reconhece, e ela declarar que quer sair da prostituição, os dois incompreensivelmente voltam ao mesmo local de antes.

Aliás, essa relação poderia estar refletida na sequência mística, quando as duas encontram uma misteriosa menina nas matas. No entanto, essa oportunidade é desperdiçada, e prefere falar do desafio mais genérico de encarar os obstáculos da vida, simbolizados na lenda sobre o dragão.

Em suma, Tais & Taiane é plasticamente bonito, porém, seu enredo é vazio e inconsistente.

___________________________________________

Ficha técnica:

Tais & Taiane | 2019 | Brasil | 112 min | Direção e roteiro: Augusto Sevá | Elenco: Gabriela Verganni, Yasmim Santos, Jairo Mattos, André Bankoff.

Distribuição: Pandora Filmes.

Saiba mais sobre o filme aqui.

Onde assistir:
Tais & Taiane (filme)
Tais & Taiane (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo