Tempestade (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Tempestade

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

O longa-metragem Tempestade, na verdade, é uma reunião dos 12 episódios de 7 minutos cada da minissérie Survive (2020) feita para a Quibi, a plataforma de streaming para celular que não durou muito tempo. Talvez a diferença do formato justifique o estranhamento que o filme provoca quando o vemos numa tela maior na televisão.

O diretor Mark Pellington é experiente. Dentre seus onze longas para o cinema, destaca-se O Suspeito da Rua Arlington (Arlington Road, 1999). Não dá para arriscar e afirmar que se trata de um grande cineasta, mas também é difícil crer que ele filmaria com tantas estripulias esse Tempestade se não fosse pensando na tela do celular. Só pode ser esse o motivo para ele usar tantos close-ups, tantos planos curtos com detalhes da ação, todos filmados com a câmera na mão, e tantos planos usando um drone que passeia pelo alto de uma floresta repleta de neve. Em alguns trechos, como o ataque do lobo, nunca vemos o animal e a protagonista no mesmo quadro, o que indica que por falta de recursos os dois nunca estiveram juntos e, também, que a justaposição de cortes seria suficiente para contar a narrativa. Porém, a compreensão do que acontece nas cenas sai prejudicada, não só nessa sequência, mas também em outras.

A trama e o tom

A história, em si, não é um problema, embora não seja nenhuma novidade. Após o suicídio do pai, Jane (Sophie Turner) fica perturbada e, também, tenta se matar. Por isso, passa um ano numa clínica de tratamentos psicológicos para jovens. Agora, no Natal, ela tem a chance de voltar para casa e rever a mãe. Porém, ela não está totalmente curada e planeja se matar antes de embarcar ou durante o voo de volta, tomando uma overdose de medicamentos. Mas o plano não dá certo porque o avião, de pequeno porte, sofre um acidente. Somente Jane e Paul (Corey Hawkins), rapaz que ela conheceu no saguão, sobrevivem. No entanto, precisam enfrentar a natureza selvagem numa região deserta e congelada. O arco da protagonista fica evidente de antemão: Jane aprenderá a valorizar a vida depois dessa luta pela sobrevivência.

Outro efeito colateral negativo da mudança do formato série para longa-metragem é a sensação de esquizofrenia que o filme adquire em relação ao seu tom. Isso porque o primeiro terço se passa dentro da clínica e foca no trauma de Jane que leva a sua propensão ao suicídio. Já os dois terços seguintes caracterizam um filme catástrofe, com um acidente de avião pobremente filmado, e a posterior luta pela vida em ambiente hostil. No meio de 12 capítulos, essa virada de tom provavelmente funcionaria bem. Porém, num filme de quase duas horas parece trair o espectador que se envolve numa história dramática e depois se vê em meio a uma aventura cheia de clichês.

___________________________________________

Ficha técnica:

Tempestade | Survive | 2022 | 108 min | EUA | Direção: Mark Pellington | Roteiro: Richard Abate, Jeremy Ungar | Elenco: Sophie Turner, Corey Hawkins, Dane Foxx, Caroline Goodall, Lewis Hayes, Laurel Marsden, Makgotso M, Terence Maynard.

Onde assistir:
Tempestade (filme)
Tempestade (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo