O título Tempestade Infinita (Infinite Storm) engana. Dá a impressão de que o filme se trata de uma luta pela sobrevivência do ser humano contra esse fenômeno da natureza. A trama até traz a protagonista Pam (Naomi Watts) subindo as montanhas cobertas de neve, como faz todos os anos, num dia em que cai uma tempestade terrível. Mas, apesar de um imprevisto, ela consegue tirar de letra esse desafio, pois tem bastante experiência nessa atividade. Na verdade, o obstáculo para Pam não é a tempestade em si, mas sim trazer com vida um homem que ela encontra quase morto num ponto bem alto da montanha.
Essa inesperada missão mantém o interesse do filme. A descida é complicada, e o enredo valoriza a força de vontade e os conhecimentos de sobrevivências da protagonista. Porém, essa aventura se encerra com pouco mais de uma hora de filme. Então, logo surge a dúvida: o que acontecerá na meia hora restante? Será que esse homem misterioso tem algum segredo a esconder? Pensamos em uma alguma virada chocante; talvez um fugitivo da prisão, ou um assassino que acabou de deixar uma vítima lá em cima.
Nada disso, o que se segue é apenas a revelação dos motivos que levaram os dois personagens lá para o alto da montanha. A intenção de Pam já foi meio que desvendada através de flashbacks furtivos que revelam que algo trágico aconteceu com suas filhas pequenas. De fato, isso vem à tona em uma lembrança completa e, ainda, desnecessariamente, repetido em uma conversa. Da mesma forma, o homem também contará seu drama.
Eventos reais
O filme se baseia em eventos reais, uma história surpreendente que, certamente, chamou a atenção nos noticiários. Porém, que não foi suficientemente bem trabalhada no roteiro. A aventura da descida funciona, mas a parte dramática do final se arrasta lentamente. Justifica-se que levante a questão da superação, principalmente para o desconhecido “John”, que pôde reavaliar sua vida após essa luta pela sobrevivência, na qual uma desconhecida se arriscou para que ele não morresse. No entanto, poderia ter uma solução rápida, de dez minutos, mas foi esticada para manter a duração padrão dos longas-metragens, de 90 minutos.
A diretora polonesa Malgorzata Szumowska já é experiente, este é o seu décimo longa. Mas, talvez aqui tenha sofrido pressões por ser uma coprodução com outros países. Seu filme anterior, que curiosamente se chama Nunca Mais Nevará (2020), é um belo drama com toques fantásticos, muito superior a este Tempestade Infinita.
___________________________________________
Ficha técnica:
Tempestade Infinita| Infinite Storm | 2022 | 97 min | Reino Unido, Polônia, Austrália | Direção: Malgorzata Szumowska, Michal Englert | Roteiro: Joshua Rollins | Elenco: Naomi Watts, Billy Howle, Denis O’Hare, Parker Sawyers, Eliot Sumner, Joshua Rollins.
Distribuição: Sony Pictures