That Kind of Summer (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

That Kind of Summer

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Em seu novo filme, That Kind of Summer (Un Été Comme Ça), o diretor canadense Denis Côté traz à tona os impulsos sexuais incontroláveis de três mulheres. Elas são voluntárias num projeto no qual ficam 26 dias em uma casa, sob supervisão da terapeuta alemã Octavia (Anne Ratte-Polle) e seu assistente Sami (Samir Guesmi).

Não há um cameraman registrando essa reunião. Mas a filmadora sempre na mão, muitas vezes se movendo de um personagem a outro ao invés de usar cortes, dá essa impressão nas primeiras cenas. Além disso, ocasionais perdas de foco e o close-up exagerado que deixa parte dos rostos de fora, lembram vídeos amadores. O resultado, claro, incomoda, e parece ser essa a intenção de Denis Côté, embora o tema dos distúrbios sexuais já seja suficientemente perturbador. Ainda bem que esses recursos provocativos perdem intensidade ao longo do filme, quando a trama em si assume o protagonismo.

As três mulheres que se submetem a esse experimento são: Geisha (Aude Mathieu), Léonie (Larissa Corriveau) e Eugénie (Laure Giappiconi). O filme abre espaço para que cada uma revele seus problemas, algumas até o motivo que causou seus transtornos. Nesse quesito, Eugénie é a personagem mais bem construída. Ela sofreu abuso do próprio pai quando ainda era criança e isso desencadeou seu vício em sexo masoquista. Mas é no dia livre que acompanhamos de fato o que cada uma delas busca para saciar esses desejos. Um pouco antes, vimos a experiência de Geisha com um time de futebol, porém novamente é Eugénie quem protagoniza os trechos mais fortes. Emblematicamente, uma forte chuva cai sobre as moças antes de elas retornarem à casa do projeto, como se lavando o que passaram nesse dia.

Uma experiência transformadora

Por fim, todos os cinco personagens passam por uma transformação. Para as três, a importância foi reconhecerem outras mulheres em situações similares. A cura nunca foi o objetivo dessa experiência, mas agora elas se sentem mais leves, por isso se divertem correndo em direção ao lago, onde se jogam na água (novamente esse elemento usado simbolicamente). Ainda permanecem, assim, mergulhadas em seus distúrbios (o filme não as mostra saindo do lago), mas sem dúvida estão bem diferentes daquele tenso primeiro dia do projeto.

Já as mudanças dos outros dois personagens são bem superficiais. Octavia desiste da sua namorada reclamona e Sami se descobre atraído por Léonie.

That Kind of Summer lida com um tema tabu buscando incomodar o espectador. Consegue, mas seria melhor se nos levasse à leveza que toma as três moças que eram alvo do experimento.

___________________________________________

Ficha técnica:

That Kind of Summer | Un Été Comme Ça | 2022 | Canadá | 137 min | Direção e roteiro:  Denis Côté | Elenco: Larissa Corriveau, Aude Mathieu, Laure Giappiconi, Anne Ratte Polle, Samir Guesmi, Josée Deschênes.

Este filme está na programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 20 de outubro e 2 de novembro de 2022.

Onde assistir:
That Kind of Summer (filme)
That Kind of Summer (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo