[seo_header]
[seo_footer]

O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale)

Avaliação:
10/10

10/10

Crítica | Ficha técnica

A série The Handmaid’s Tale (título nacional: O Conto da Aia) se baseia no livro de Margaret Atwood, publicado em 1985, que já rendeu uma adaptação para o cinema, com o título nacional A Decadência de uma Espécie (1990), com direção de Volker Schlöndorff. Leia aqui a crítica da sua primeira temporada.

O formato seriado permite explorar com maior riqueza essa estória impactante de um futuro próximo distópico, onde uma nova religião surge como a salvação da humanidade diante da infertilidade que assolou a maioria das mulheres. As poucas que ainda são capazes de dar à luz se sujeitam a uma fertilização forçada por homens casados para dar um bebê ao casal, e depois seguir para outro casal.

A protagonista June Osborne (Elisabeth Moss), uma dessas mulheres férteis que ganham o título de aias. Enquanto ela serve a um casal para lhes conceber um filho, acompanhamos em flashback os acontecimentos que levaram a essa situação. Ela e o marido já tinham uma filha, e por isso, a caçaram para ser uma aia. A série conta os dramas que ela sofre na nova função e suas perigosas tentativas de escapar desse cruel destino.

Tensão permanente

O clima de tensão é permanente, pois quem desobedece às novas leis recebe severa punição. Agressão, mutilação e morte por enforcamento estão entre as punições previstas aos dissidentes. As narrações intercaladas do passado não interferem no ritmo das ações do presente e servem para complementar o cenário atual com informações disponibilizadas gradualmente. Quanto mais o espectador conhece da trama, mais interessado ele fica pela estória e mais torce pelo personagem principal.

A fotografia da série se destaca com seus tons marrons e cinza, cores que expressam a melancolia do ambiente. Não vemos sorrisos em quase nenhum momento, somente quando June reecontra pessoas queridas. O vermelho do uniforme destinado às aias destaca-as da multidão e referenciam a fertilidade delas.

A história flui com cativantes “cliffhangers”, momentos de tensão no final de cada capítulo que se resolvem no seguinte. Por isso, O Conto da Aia recebeu vários prêmios, inclusive pela atuação de Elisabeth Moss, que faz um trabalho excepcional na série.

A série O Conto da Aia deixa o espectador em permanente ansiedade com sua estória sobre um futuro terrível, porém não impossível. E ainda ecoa um clamor pela igualdade de gêneros, ao mostrar uma situação extrema na direção oposta.


Ficha técnica:

O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale, 2017-    ) Criado por Bruce Miller. Elenco: Elisabeth Moss, Yvonne Strahovski, Joseph Fiennes, Ann Dowd, Amanda Brugel, Madeline Brewer, Max Minghella, Nina Kiri, O-T Fagbenie, Samira Wiley, Bahia Watson, Alexis Bledel.

Onde assistir:
The Handmaid's Tale (série)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo