“Tormento”: O drama de uma mulher forte filmado no padrão clássico
Também conhecido como “Corações Inquietos” no Brasil, “Tormento” é mais um drama de Mikio Naruse com uma personagem feminina forte no centro da estória. Reiko Morita (Hideko Takamine) perde o marido e a loja dele na guerra, mas consegue reconstruir o negócio sozinha, sustentando a sogra e o cunhado. Porém, o crescimento dos supermercados ameaça a sobrevivência das mercearias de bairro como a dela.
Apesar da afeição que ela tem pelo cunhado Koji (Yuzo Kayama), ele é um problema para a família. Afinal, o jovem não quer saber de trabalhar, só se interessa em beber cerveja e namorar a sirigaita Ruriko (Mie Hama). Com a crise da loja, ele acaba forçado a ajudar Reiko, mas esta decide tomar outros rumos para sua vida.
Apesar de “Tormento” ser filmado em formato scope, Naruse mesmo assim centraliza as ações nos enquadramentos, recusando-se a utilizar as laterais alargadas da tela. Essa decisão faz parte da composição clássica que ele assume para “Tormento”. Ou seja, o diretor se preocupa em manter a invisibilidade da câmera, muitas vezes acompanhando o movimento dos atores. Por outro lado, o que se sobressai é a bela fotografia em preto e branco, que evidencia sua preocupação em conseguir enquadramentos perfeitos, onde tudo está em seu devido lugar.
A sequência do trem
Visualmente, a sequência de “Tormento” que mais chama a atenção é aquela no trem, quando Koji segue Reiko numa viagem. Primeiro, o vemos na porta, quando ele avista Reiko, que também o vê. O trem entra num túnel para funcionar como elipse, pois em seguida Koji já está sentado em das poltronas perto da entrada do vagão. Sucessivamente, a cada elipse em um túnel, Koji ocupa um assento mais próximo de Reiko, até que os dois aparecem frente a frente, já conversando. Um recurso simples, mas inteligente, que combina perfeitamente com a fluência natural do restante desse sensível drama de Mikio Naruse.
Como curiosidade, a jovem beldade Mie Hama, que interpreta a namorada de Koji, interpretará uma Bond girl em “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes” (You Only Live Twice, 1967).
Ficha técnica:
Tormento (Midaderu, 1964) 98 min. Dir: Mikio Naruse. Rot: Zenzo Matsuyama. Com Hideko Takamine, Yuzo Kayama, Mitsuko Kusabue, Yume Shirakawa, Mie Hama, Aiko Mimasu, Yu Fujiki, Kazuo Kitamura, Hisao Toake, Kumeko Urabe.
Leia também: crítica de “O Som da Montanha”