A Torre Negra leva para as telas uma parte da épica obra de Stephen King. São oito livros inspirados no universo criado pelo escritor J.R.R. Tolkien, de “O Senhor dos Anéis”.
Então, não pense que o nome de Stephen King garante ao filme algum suspense ou terror, gêneros em que o escritor se consagrou. Na verdade, A Torre Negra possui uma trama simples, desenvolvida em apenas 95 minutos, que se revela uma aventura juvenil banal, repleta de efeitos visuais.
No filme, o menino Jake (Tom Taylor) possui um dom especial que lhe permite identificar os seres do mal que vivem entre as pessoas do nosso mundo. Por isso, o pistoleiro Roland (Idris Elba) tentará protegê-lo do líder das forças negras, Walter (Matthew McConaughey). Este quer usar o poder de Jake para destruir a torre negra que impede que seres infernais invadam o lugar que vivemos.
Mas os acontecimentos de A Torre Negra se sucedem num passo tão acelerado que não permitem a exploração dos conceitos mais rebuscados criados por Stephen King em sua volumosa saga. De fato, os toques de misticismo apresentados no filme parecem superficiais e não requerem que nenhum esforço cerebral dos espectadores.
Aventura juvenil
As cenas de ação agradam aqueles que apreciam os filmes de super-heróis, onde os efeitos visuais valem mais do que a coreografia. Mas a diferença é que em A Torre Negra não temos um personagem com superpoderes que possua o background necessário na cultura popular desse meio. Aliás, que geralmente representa o diferencial que garante a empatia do público.
Enfim, a gigantesca saga de Stephen King merecia esperar por uma produção no mesmo nível que Peter Jackson levantou para sua trilogia de O Senhor dos Anéis. Sem isso, A Torre Negra é somente uma aventura juvenil facilmente esquecível.
___________________________________________
Ficha técnica:
A Torre Negra (The Dark Tower, 2017) EUA, 95 min. Dir: Nikolaj Arcel. Rot: Nikolaj Arcel, Akiva Goldsman, Anders Thomas Jensen, Jeff Pinkner. Elenco: Katheryn Winnick, Idris Elba, Matthew McConaughey, Abbey Lee, Jackie Earle Haley, Claudia Kim, Fran Kranz, Abbey Lee.
Sony Pictures