Estrelado por Regina Casé, Três Verões estreia amanhã, dia 3 de setembro, nos cinemas drive-ins. E, a partir de 16 de setembro, o novo filme da diretora Sandra Kogut chega ao Telecine, Now, Vivo Play e Oi Play.
No longa-metragem, Regina Casé vive Madá, uma caseira num condomínio de luxo à beira mar. Três Verões acompanha a última semana, entre o Natal e o Ano Novo, dos anos 2015, 2016 e 2017. Nesse período, retrata o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país.
Leia a crítica do filme aqui.
Três Verões estava programado para estrear em 19 de março de 2020, mas, devido à pandemia, o lançamento nos cinemas foi adiado.
Sobre isso, comenta Felipe Lopes, diretor da distribuidora Vitrine filmes:
“O fechamento dos cinemas na semana que Três Verões estrearia trouxe preocupação pois havíamos investido muito na campanha para o filme atingir um grande público – o que parecia impossível com a pandemia. Mas a parceria com o Telecine foi fundamental para a gente repensar como atingir um grande público em todo o país e garantir um lançamento forte do filme. Assim, após o circuito de drive-ins, o filme estará disponível no streaming e seis canais do Telecine e também poderá ser alugado em operadoras como Now, Vivo Play e Oi Play”.
E Sóvero Pereira, Diretor de Conteúdo e Aquisições do Telecine, confirma:
“O Telecine sempre apoiou a exibição dos filmes no cinema, entendendo que é uma experiência única, capaz de formar e atrair novos públicos. Mas entendemos também que, cada vez mais, esse momento cinema pode se expandir para outras plataformas. Nosso objetivo é ser o hub onde se dá o encontro do público com seus filmes. A parceria com a Vitrine permite que, mesmo num cenário de salas fechadas, grandes títulos tenham a visibilidade que os realizadores, os talentos e o público merecem”.
Sandra Kogut, que já dirigiu antes Mutum (2007) e Campo Grande (2015), relaciona o atual momento com o tema do filme:
“Acho que estamos em um momento de mudanças abruptas e esperanças, assim como acontece no filme, que fala exatamente sobre mudanças abruptas e esperanças. Um momento de inventar novas maneiras de fazer quando as coisas desmoronam. Ser criativo, não interromper o fluxo das coisas. O filme fala exatamente disso também. O que eu mais quero é que o filme chegue às pessoas, e ao maior número de pessoas possível”.
E a diretora acrescenta:
“Existem muitas maneiras de ver filmes, elas não de excluem, se complementam. A sala de cinema é o único lugar onde a gente vive a emoção individual e coletiva ao mesmo tempo. Mas nesse momento não é lá que podemos declarar nosso amor ao cinema. Os drive-ins são uma ideia genial para tempos excepcionais. Se espalharam pelo mundo todo. As pessoas adoram. Eu lembro deles da minha infância. Estou animadíssima em mostrar o filme no drive-in, em todas as telas possíveis, quero que o filme chegue onde ele sempre quis chegar: nas pessoas.”.
Além da protagonista Regina Casé, o elenco de Três Verões conta com: Rogério Fróes, Otávio Müller, Gisele Fróes, Jessica Ellen, Carla Ribas, Carol Pismel, Wilma Melo, Luciano Vidigal e Daniel Rangel.
Três Verões é produzido pela República Pureza, em coprodução com a Gloria Films, Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil, apoio cultural da UNIP e distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.
No circuito de festivais, Três Verões foi exibido no Festival de Toronto e foi exibido pela primeira vez no Brasil na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Também passou pelo Festival do Rio e Antalya Golden Orange Film Festival, na Turquia, onde garantiu à Regina Casé dois prêmios de Melhor Atriz por seu papel como Madá.
O filme já chegou ao circuito de cinemas fora do Brasil. Estreou em 91 salas na França, após a reabertura dos cinemas francesas em junho, e também foi lançado na Espanha, na Itália, na Holanda e na Polônia.
Sinopse:
A cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma caseira e de um velho patriarca, ambos vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemporâneo, imediatamente antes de 2018.
Trailer:
Ficha técnica:
Direção: Sandra Kogut
Produção: República Pureza
Produção: Marcello Ludwig Maia e Laurent Lavolé
Coprodução: Gloria Films, Globofilmes, Telecine e Canal Brasil
Produtor Associado: Carlos Diegues
Roteiro: Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro
Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo
Montagem: Sergio Mekler e Luisa Marques
Trilha Original: Berna Ceppas
Direção de Arte: Marcos Pedroso e Thales Junqueira
Figurino: Marina Franco
Maquiagem: Ricardo Tavares
Produção de Elenco: Marcela Altberg
Som Direto: Bruno Armelin
Edição de Som: Tomás Alem e Vincent Guillon
Direção de Produção: Flávia Rosa Borges
Produção Executiva: Marcello Ludwig Maia
Assistente de direção: Lara Carmo
Consultoria: Monica Almeida
Distribuição: Vitrine Filmes
Apoio cultural: UNIP
Elenco:
Regina Casé – Madá
Otávio Muller – Edgar
Gisele Fróes – Marta
Rogério Fróes – Lira
Carla Ribas – Branca
Jessica Ellen – Vanessa
Daniel Rangel – Luca
Carol Pismel – Jana
Wilma Melo – Cida
Luciano Vidigal – Paulo
Edmilson Barros – Elísio
Charles Fricks – João Paulo
Paulo Verlings – Emerson
Glicerio do Rosário – Ribamar
Alli Willow – Jessy