Pesquisar
Close this search box.
Um Castelo para o Natal (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Um Castelo para o Natal

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

Um Castelo para o Natal (A Castle for Christmas, 2021) é uma variação romântica dos filmes natalinos. A história se passa em Dunbar, no interior da Escócia, para onde se dirige a escritora de sucesso Sophie, vivida por Brooke Shields. Lá, se encanta com o castelo local, e resolve comprá-lo, aproveitando seu baixo preço de venda. Porém, Myles (Cary Elwes), o duque que mora no castelo, não quer ver a propriedade da família nas mãos de uma estranha. Por isso, dificultará a efetivação do negócio.

Qualquer um pode prever o desenrolar dessa trama. Mas, isso não representa um problema para quem busca esse tipo de filme para ver na época natalina. A intenção dos realizadores e do público-alvo de Um Castelo para o Natal converge para um tom predominantemente alegre e até inofensivo, o que a experiente diretora Mary Lambert se assegura de entregar. A estadunidense Lambert começou dirigindo videoclipes de artistas famosos, e dirigiu longas como Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) e sua sequência, bem como episódios de diversas séries.

Além de mesclar o romance com o clima natalino, a diretora ainda capricha na captação das belas paisagens e construções escocesas, em especial o Dalmeny House, em Edinburgh. Os diálogos surpreendem por serem espirituosos e coerentes com a formação do casal principal. Afinal, Sophie é uma escritora e Myles estudou em Cambridge e Oxford. O estilo de direção, como esperado, é clássico, com um certo exagero piegas nas duas montagens com cenas românticas.

Problemas atenuados

Na fórmula do gênero comédia romântica, sempre há um problema que pode separar o casal de protagonistas apaixonados. Nesse filme, o obstáculo é o orgulho de Myles, mas os apelos dramáticos parecem atenuados. Se juntarmos essa impressão com a comunidade local que só possui pessoas do bem, dispostas a ajudar, podemos enxergar a preocupação em manter o longa dentro do espírito natalino. Isso talvez explique a cena do check-in de um casal italiano com pinta de vilões. Provavelmente, eles colocariam um obstáculo mais contundente para o casal. Mas, acabaram limados da versão final, e não se atentaram a cortar também essa cena.

Por outro lado, Um Castelo para o Natal deve atrair mais o público maduro, pois traz como chamarizes os antigos ídolos Brooke Shields, dos sucessos românticos A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980) e Amor sem Fim (Endless Love, 1981), e Cary Elwes, de A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987). Ademais, a veterana diretora imprime um estilo nostálgico a este filme natalino romântico.

Inofensivo, e com alguns problemas evidentes, Um Castelo para o Natal ainda assim pode divertir o público menos exigente dos filmes natalinos.

___________________________________________

Ficha técnica:

Um Castelo para o Natal | A Castle for Christmas | 2021 | Reino Unido, EUA | Direção: Mary Lambert | Roteiro: Ally Carter, Kim Beyer-Johnson | Elenco: Brooke Shields, Cary Elwes, Lee Ross, Andi Osho, Tina Gray, Eilidh Loan, Stephen Oswald, Vanessa Grasse, Desiree Burch, Anthony Strachan, Drew Barrymore, John Stahl.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir "Um Castelo para o Natal":
Um Castelo para o Natal (filme)
Um Castelo para o Natal (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo