Em Um Completo Desconhecido, o diretor James Mangold retorna à cinebiografia musical de seu Johnny & June (Walk the Line, 2005), fazendo questão de colocar os dois músicos protagonistas se encontrarem em cena. O encontro respeita a história, pois Johnny Cash de fato incentivou Bob Dylan, que era nove anos mais novo e iniciou a carreira quando Cash já era um astro.
Mas o novo filme de Mangold destaca dois outros músicos vitais para a formação de Dylan (interpretado por Timothée Chalamet). Um é seu ídolo Woody Guthrie (Scott McNairy), que ele conhece já enfermo no hospital. E o outro é um dos ídolos da cena folk, Pete Seeger (Edward Norton), aquele que na prática coloca Dylan nos holofotes da indústria musical. Seeger também representa o pivô do recorte desse relato biográfico, baseado no livro “Dylan Goes Electic!”, de Elijah Wald. Como o título dessa obra sugere, o tema central é a questão de Dylan se manter dentro da folk music (acústico) ou se expandir e adentrar o formato de uma banda de rock (elétrico). O clímax desse dilema explode na polêmica apresentação, em 1965, como a grande atração do festival de Newport, tradicionalmente voltado ao folk.
Ainda sobre a música de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido enfatiza o talento do biografado como compositor. Portanto, seu primeiro lançamento, com regravações de canções já existentes (apenas duas originais), significava uma limitação do seu potencial. Já o segundo LP consertou esse erro. “The Freewheelin’ Bob Dylan” trazia 11 composições de Dylan, entre elas seu primeiro sucesso, “Blowin’ in the Wind”.
Romance
A capa desse álbum traz uma foto de Dylan e sua então namorada Suze Rotolo, que no filme se chama Sylvie Russo e é interpretada por Elle Fanning. O enredo abre, assim, espaço para o romance, no triângulo amoroso que se forma com a entrada da cantora Joan Baez (Monica Barbaro) na trama. Ela já é famosa quando Bob Dylan a conhece, mas Baez reconhece o talento dele quando ele sobe no palco de uma casa noturna após ela se apresentar. Porém, um sentimento maior desperta nela numa cena curiosa. Com o agravamento da crise dos mísseis em Cuba, a cidade de Nova York vira um caos. Baez também se desespera e sai às ruas, mas, atraída pela música, entra num barzinho underground e vê Dylan tocando uma de suas composições políticas para uma pequena plateia, alheio à agitação ao redor.
O filme resolve esse triângulo de forma simplificada. Baez foi a paixão arrebatadora (amor e ódio se alternando), e Sylvie sua companheira e amiga. A despedida de Dylan e Sylvie indica certa falta de inspiração no roteiro, ao utilizar a célebre frase de Bette Davis no filme A Estranha Passageira (Now, Voyager. 1942), que já aparecera antes no início do relacionamento dos dois, quando eles foram ao cinema juntos.
Chalamet e Oscars
Timothée Chalamet evita fazer uma imitação de Bob Dylan, por isso não é tão fácil enxergá-lo como se fosse ele. É o que costuma acontecer quando se trata de levar para as telas uma figura pública tão famosa. Mas, Chalamet, por natureza, não é tão diferente de Dylan, apesar de ser mais alto, o que garante uma certa semelhança. Por outro lado, Chalamet impressiona nos trechos musicais. O ator posiciona com precisão os dedos no braço de seu instrumento, e ainda canta com a sua própria voz, com incrível semelhança. Esse esforço lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator, que se soma às outras sete que Um Completo Desconhecido conseguiu – incluindo de melhor filme, direção, roteiro adaptado, atriz coadjuvante (Monica Barbaro) e ator coadjuvante (Edward Norton).
Embalado por muitos trechos musicais, que evitam repetir as canções apresentadas, Um Completo Desconhecido flui num ritmo agradavelmente balanceado. O recorte limitado permite o filme passar pela sua narrativa sem pressa, sem precisar comprimir uma vida inteira em duas horas. Certamente vai agradar aos seus fãs e ainda pode apresentar Dylan às novas gerações, atraídas por Chalamet.
___________________________________________
Ficha técnica:
Um Completo Desconhecido | A Complete Unknown | 2024 | 141 min. | EUA | Direção: James Mangold | Roteiro: James Mangold, Jay Cocks | Elenco: Timothée Chalamet, Edward Norton, Elle Fanning, Monica Barbaro, Boyd Holbrook, Dan Fogler, Norbert Leo Butz, Scoot McNairy, P.J. Byrne, Charlie Tahan, Eli Brown, Laura Kariuki, David Alan Basche, Joe Tippett, James Austin Johnson, Eriko Hatsune, Michael Chernus, Kayli Carter.
Distribuição: 20th Century Studios Brasil.