De início, Um Detetive em Chinatown aparenta ser um filme de mistério na linha dos livros de Agatha Christie, ou, em outras palavras, um whodunit. Afinal, vários investigadores profissionais são reunidos no bairro chinês de Nova York para um anúncio do moribundo chefão local. Ele oferece uma recompensa de 5 milhões de dólares para quem descobrir e capturar o assassino do seu neto.
Acompanhamos, um pouco antes, a chegada de Chin Fong, que desembarca em Nova York vindo da China, a convite do seu primo Tang Ren. Conforme descobriremos, os dois já formaram uma dupla em outra missão – de fato, isso aconteceu no filme de 2015 que antecede a este, cujo título original é Tang Ren jie tan an. Então, Tang Ren se caracteriza como elétrico, não muito inteligente, mas bom de briga, por outro lado, Chin Fong é um prodígio na arte da dedução. De fato, o filme o mostra utilizando recursos semelhantes ao da série Sherlock protagonizada por Benedict Cumberbatch, ou seja, cenas com velocidade acelerada juntamente com efeitos de computação gráfica para acompanhar seu pensamento.
Apesar de essa premissa reunir potencial para um emocionante suspense, Um Detetive em Chinatown prefere inserir na trama muita comédia. Nessa pegada, o filme se apoia principalmente no personagem Tang Ren, totalmente caricato como o trapalhão da vez. E o humor é de forte apelo popular, com piadas fáceis e muitas gags visuais, bem como correria a todo momento.
Suspense diluído
Com isso, o suspense fica, fatalmente, diluído. Nesse sentido, o filme comete até o erro de revelar o culpado cedo demais, o que torna o ritmo arrastado na sua segunda metade. Em meio ao pastelão, as cenas de ação não são suficientes para manter a atenção do público. No final, como último apelo para agradar, Um Detetive em Chinatown coloca nos créditos finais um número de dança e música como nos filmes de Bollywood, contando com a presença dos atores do filme.
Enfim, pelos recursos visuais modernos, Um Detetive em Chinatown se destaca entre a produção cinematográfica chinesa do gênero. E se coloca, por isso, um pouco acima da média.
___________________________________________
Ficha técnica:
Um Detetive em Chinatown | Tang Ren jie tan an 2 | 2018 | China | 121 min. | Direção e roteiro: Sicheng Chen | Elenco: Haoran Liu, Baoqiang Wang, Yang Xiao, Natasha Liu Bordizzo, Yuxian Shang, Bai Ling, Xun Wang, Satoshi Tsumabuki.
Distribuição: A2 Filmes
14 anos