Pesquisar
Close this search box.
Uma Viagem para a Itália (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Uma Viagem para a Itália

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Uma Viagem para a Itália (The Trip to Italy) nada mais é do que a versão em longa-metragem da 2ª temporada da série The Trip. Ou seja, esse filme repete o que fizeram com a primeira temporada. Lançada em longa como Uma Viagem Excêntrica (The Trip, 2010), o filme seguia os protagonistas por restaurantes e hotéis da Inglaterra. Desta vez, a missão de Steve Coogan é escrever sobre seis experiências gastronômicas na Itália. A jornada ao lado de Rob Brydon passa por Liguria, Toscana, Roma, Amalfi e Capri.

Embora a trama seja fictícia, a produção tenta aparentar autenticidade. A ficção entra no caso extraconjugal de Rob Brydon com uma guia turística italiana chamada Lucy (Rosie Fellner), bem como em outros personagens interpretados por atores – por exemplo, Emma (Claire Keelan) e Joe (o filho de Steve vivido por Tim Leach). Mas os dois protagonistas usam seus nomes reais e trocam farpas e piadas no improviso, enquanto saboreiam pratos deliciosos em diferentes restaurantes.  O ponto forte do filme são esses improvisos, muito mais do que a narrativa ficcional cuja finalidade consiste em amarrar os episódios com certa dose de dramaticidade.

Um desfile de imitações

Claro, o apelo gastronômico e turístico também serve como atrativos, mas para apreciar mesmo o filme você precisa achar Steve Coogan e Rob Brydon engraçados. Porém, eles não agradam a todos, principalmente para o público internacional, pois dois terços de suas piadas resultam de imitações de outros atores. Então, se você está acostumado a assistir filmes dublados, não vai conseguir detectar se eles fazem boas imitações ou não. Os principais alvos de suas personificações são atores, desde Humphey Bogart a Christian Bale, passando por Hugh Grant e outros. Pelo menos, isso agrada aos cinéfilos, que também gostarão de várias referências cinematográficos que o filme apresenta – por exemplo, locações de Viagem à Itália (Viaggio in Italia, 1954), de Roberto Rossellini.

Enfim, assista a primeira parada da dupla, equivalente a um episódio da série. Se gostar, continue, se não, escolha outra opção, pois o que virá em seguida será apenas uma variação do que você viu.

Depois de Uma Viagem a Itália, Steve Coogan e Rob Brydon lançaram Uma Viagem para a Espanha (The Trip to Spain, 2017) e Uma Viagem para Grécia (The Trip to Greece, 2020).

___________________________________________

Ficha técnica:

Uma Viagem para a Itália | The Trip to Italy | 2014 | 1h48 | Reino Unido | Direção e roteiro: Michael Winterbottom | Elenco: Steve Coogan, Rob Brydon, Rosie Fellner, Claire Keelan, Marta Barrio, Tim Leach, Ronni Ancona, Rebecca Johnson.

Onde assistir:
Uma Viagem para a Itália (filme)
Uma Viagem para a Itália (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo