Baseado em um grandioso feito, Uma Vida – A História de Nicholas Winton (One Life) não pretende trazer surpresas. Principalmente para quem assiste ao trailer do filme (que entrega demais). Mas o Nicholas Winton do título foi tão heroico na Tchecoslováquia prestes a ser invadida por nazistas, que a ausência de surpresa não impede uma conclusão de derramar lágrimas.
O londrino Nicholas Winton voou para Praga em 1938 para ajudar o Comitê Britânico para Refugiados a preparar os documentos para que judeus e perseguidos políticos pudesses fugir dos nazistas. Mas Nicholas ficou tão incomodado ao ver tantas crianças judias em condições miseráveis e com seus destinos em risco que se comprometeu a salvá-las. Com a ajuda da mãe e dos colegas do comitê, ele conseguiu que 669 delas fossem enviadas para novas famílias na Inglaterra. Porém, 49 anos depois, ele só consegue se lamentar pelas crianças que não conseguiu salvar. Quando sua esposa o força a se livrar de todo o material que ele vem acumulando, Nicholas entrega a papelada que acaba revelando sua história para o mundo.
Transposição preserva a emoção
Com essa história formidável em mãos, o cineasta James Hawes só precisa não estragar. Em sua estreia em longas, o diretor que é experiente em séries mostra competência. Sem inventar moda, emprega o básico para contar a narrativa com fluidez. A opção, que já devia constar no roteiro, de manter a alternância entre os acontecimentos de 1938 e os de 1987 é crucial para que o público absorva que os atores Johnny Flynn e Anthony Hopkins são o mesmo Nicholas Winton, em suas versões jovem e madura.
O que pesa contra Uma Vida – A História de Nicholas Winton é a produção pausterizada. Com ela, a reconstituição de época, tanto de 1938 quanto de 1987, soam pouco autênticas. Os figurinos não caracterizam suficientemente esses tempos, e outros pontos como objetos, cenários e costumes são pouco marcantes. E até mesmo as cenas em Praga, filmadas em locação, parecem falsas de tão limpos que estão os locais.
Mas, em meio à previsibilidade do roteiro e a caracterização de época de produção televisiva, se sobressai o poder emocional da surpresa que o verdadeiro Nicholas Winton sentiu no reencontro surpresa. E que o filme conseguiu transpor para as telas.
___________________________________________
Ficha técnica de “Uma Vida – A História de Nicholas Winton”:
Uma Vida – A História de Nicholas Winton | One Life | 2023 | 110 min | Reino Unido | Direção: James Hawes | Roteiro: Lucinda Coxon, Nick Drake | Elenco: Anthony Hopkins, Helena Bonham Carter, Johnny Flynn, Jonathan Pryce, Lena Olin, Romola Garai, Alex Sharp, Marthe Keller, Juliana Moska.
Distribuição: Diamond Films.
O filme estreia nos cinemas no dia 14 de março de 2024.
Trailer original: