Pesquisar
Close this search box.
Poster de "Verdades Dolorosas"
[seo_header]
[seo_footer]

Verdades Dolorosas

Avaliação:
7,5/10

7,5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Verdades Dolorosas (You Hurt My Feelings) resgata a comédia inteligente e sagaz dos anos 1970 e 1980. O cinema de Woody Allen vem à mente, mas a semelhança mais imediata leva a Harry e Sally (When Harry Met Sally, 1989), dirigido por Rob Reiner e escrito por Nora Ephron, esta uma evidente influência para Nicole Holofcener, que volta a contar com Julia Louis-Dreyfus como sua protagonista, repetindo a positiva parceria de À Procura do Amor (Enough Said, 2013).

O cenário não poderia ser outro: Manhattan, Nova York. Após um bem-recebido livro de memórias, Beth (Julia Louis-Dreyfus) terminou sua primeira ficção, e sua empresária enfrenta dificuldades para encontrar uma editora para publicá-la. Ela vive um casamento feliz com Don (Tobias Menzes), um terapeuta que sente que seus pacientes estão insatisfeitos com ele. Sarah (Michaela Watkins), a irmã de Beth, não vê mais sentido em seu trabalho como decoradora de luxo. E o marido dela, Mark (Arian Moayed), é um ator com dificuldades para ser contratado.

Da comédia ao drama

O sentimento de insegurança generalizado estoura numa das pontas mais frágeis. Beth descobre que Don não gostou do seu novo livro, apesar de ele dizer o contrário para ela. Esse representa o momento de virada no filme, que até então era uma comédia composta por vários esquetes rápidos que ajudam a caracterizar esses quatro personagens carismáticos. Os diálogos espirituosos levam a um humor realmente engraçado, que focam no envelhecimento (os efeitos da meia-idade).

Mas a descoberta de Beth vira a chave da comédia para o drama. Como diz o título, a atitude de Don a machuca. Para variar, o abalo emocional é representado pela vontade de vomitar, recurso fácil muito usado no cinema atual. Ela o acusa de gaslighting, vê más intenções nas mentiras que, no fundo, ele conta para não desencorajá-la como escritora. O roteiro, bem estruturado, coloca todos os protagonistas no mesmo patamar de frustração em suas carreiras. E a solução para o desentendimento entre Beth e Don é perspicaz, e envolve uma situação similar dela em relação ao filho. A mensagem, no final, deixa um gosto meio amargo, de que não está tudo perdido, mas também que a vida não é um mar de flores.

Comédia dramática inteligente feita para adultos, Verdades Dolorosas às vezes lembra séries (Nicole Holofcener frequentemente dirige episódios nesse formato), mas se safa dos problemas dessa aproximação porque consegue apresentar, desenvolver e concluir os personagens num longa de 93 minutos.

___________________________________________

Ficha técnica de “Verdades Dolorosas”:

Verdades Dolorosas | You Hurt My Feelings | 2023 | 93 min | EUA | Direção: Nicole Holofcener | Roteiro: Nicole Holofcener | Elenco: Julia Louis-Dreyfus, Tobias Menzies, Michaela Watkins, Arian Moayed, Owen Teague, Amber Tamblyn, David Cross, Zach Cherry, Clara Wong, Jeannie Berlin.

Onde assistir:
Mulher em balcão de bar com a cabeça apoiada no braço.
Cena de "Verdades Dolorosas"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo