Poster do filme "Viciados em Amor"
[seo_header]
[seo_footer]

Viciados em Amor

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

Rebecca Miller mais uma vez explora o humor dentro do drama psicológico em Viciados em Amor (She Came to Me). Mas, com resultados pífios.

O protagonista do filme, Steven Lauddem (Peter Dinklage), é um compositor que entrou em depressão depois da sua última ópera. No processo de seu tratamento, acabou se casando com a psicóloga, Patricia Jessup-Lauddem (Anne Hathaway). Mas, no momento, enfrenta um bloqueio artístico para escrever sua nova composição. Até ele conhecer Katrina Tentro (Marisa Tomei), uma piloto de barco rebocador, que destrava sua criatividade com uma inesperada tarde de sexo. Porém, ela é uma viciada em amor (“addicted to romance”, no original), e não vai largar do seu pé.

Além desse núcleo narrativo, há uma outra subtrama incluída por uma ligação novelesca. Julian (Evan Ellison), filho do primeiro casamento de Patricia, namora Tereza (Harlow Jane) a filha da empregada da casa, Magdalena (Joanna Kulig). E quando o marido de Magdalena e pai adotivo de Tereza descobre o romance, decide denunciar ao poder público, pois Tereza tem 16 anos e Julian 18. A história fica ainda mais tola quando Katrina ajuda o casal de jovens em fuga levando-os através do rio com seu barco até outro estado.  

Personagens

O único personagem convincente é o protagonista de Peter Dinklage. Nos poucos bons momentos do filme, ele chega a se aproximar do tipo comicamente sofrido que Woody Allen (ou outros atores dirigidos por ele) encarna nas telas. Todos os demais orbitam ao redor dele com características superficiais.  Anne Hathaway e Brian d’Arcy James (o pai adotivo de Tereza) caem na caricatura, porque não ficam evidentes as suas motivações. Da mesma forma, a viciada em romance (e não em sexo) de Marisa Tomei não atrai a empatia porque fica no meio do caminho entre o cômico e o dramático. Por fim, tem ainda o casal e a mãe de Tereza que parecem bonecos que não sabem pensar para encontrar uma solução melhor para o problema jurídico que os ameaça.

Além disso, o filme traz números musicais em ensaios e apresentações das composições de Steven. Neles, os cantores operísticos entoam frases que relatam o que o compositor vivenciou, o que faz as canções soarem arrastadas, para dizer o mínimo. Os cenários nos palcos, para piorar, estão repletos de um péssimo gosto kitsch.

Resumo da ópera: seja comédia, drama ou romance, Viciados em Amor não funciona em nenhuma das chaves.  

___________________________________________

Ficha técnica de “Viciados em Amor”:

Viciados em Amor | She Came to Me | 2023 | 102 min | EUA | Direção: Rebecca Miller | Roteiro: Rebecca Miller | Elenco: Peter Dinklage, Anne Hathaway, Marisa Tomei, Evan Ellison, Harlow Jane, Joanna Kulig, Brian d’Arcy James, Judy Gold.

Onde assistir:
Anne Hathaway e Peter Dinklage em cena de "Viciados em Amor"
Anne Hathaway e Peter Dinklage em cena de "Viciados em Amor"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo