Você é o Próximo é diversão garantida para fãs do gênero terror e suspense.
Antes de mais nada, vale lembrar que o diretor Adam Wingard e o roteirista Simon Barrett formam uma dupla de especialistas nesses gêneros. Posteriormente, eles realizariam a refilmagem de A Bruxa de Blair, em 2016.
A trama
O rico casal Paul e Aubrey completa 35 anos de casamento. E, para comemorar, reúnem os três filhos e a filha em uma casa de campo que eles pouco usam. Os respectivos cônjuges ou namorados também estão presentes. Porém, três psicopatas que acabam de matar o casal vizinho iniciam um ataque à família, sem nenhum motivo aparente. Erin, a nova namorada do filho mais velho, tomará a frente para combater os invasores.
Já no prólogo, Você é o Próximo entrega que o filme terá muito sangue. Afinal, o vizinho e sua jovem amante são abatidos sem a menor sutileza, enquanto uma música pop bobinha toca no cd player. E, na janela, os assassinos escrevem, com o sangue das vítimas: “você é o próximo”.
Além disso, fica claro que a casa de Paul e Aubrey também será atacada, porque a câmera subjetiva de fora da casa e a música sinistra evidenciam isso. E também que um dos invasores já está lá dentro escondido no momento em que o casal chega.
E o ataque acontece logo no jantar da primeira noite, quando todos já chegaram. Flechas que entram pelas janelas fazem as primeiras vítimas. O desespero diante do ataque gera muita gritaria e choro de desespero – chegando até a ser exagerado e irritante. As primeiras tentativas de fugir correndo da casa não dão certo. Mas, o namorado de Erin consegue escapar, enquanto ela assume a liderança na defesa da família.
Erin, enfim, utilizará a experiência de treinamento quando jovem para dar uma de Rambo ou John McClane, de Duro de Matar. Mas os criminosos vestem máscaras de animais e usam como armas um arco e flecha, facas e um machado. E matam as próximas vítimas com muita crueldade e sangue frio.
Avaliação crítica
Você é o Próximo consegue construir um clima de tensão crescente e a personagem Erin certamente ganhará a empatia dos espectadores. E, apesar do aparente desequilíbrio de forças, o combate é emocionante. As mortes sempre estão num tom acima do comum, mostrando muita violência gore. A trilha sonora eletrônica reforça esse clima, porque nos acostumamos a ela nos anos 1980, principalmente nos filmes de John Carpenter.
O roteiro não se preocupa em ser verossímil. Se fosse, Erin não teria a menor chance. E a estória guarda um segredo que só será revelado na parte final do filme. Mas essa explicação do motivo que provocou os ataques não é nenhuma grande surpresa. Lembra um pouco os casos do crime da Rua Cuba em São Paulo, que virou inspiração para o filme brasileiro Condenado à Liberdade.
Mas mesmo com esse deslize no roteiro, é possível se divertir com o ritmo rápido de Você é o Próximo. A esperteza da personagem de Erin força o espectador a torcer por ela. E o tema da invasão de uma casa com uma família dentro guarda por si só um forte apelo emocional. Afinal, é quase imediata a empatia que se cria com o público, que logo se vê no lugar das vítimas. E o roteiro reserva outras deliciosas surpresas, até o último minuto do filme.
Além disso, Adam Wingard e Simon Barrett acertam em colocar as máscaras de animais nos criminosos. O figurino se torna assustador – e por isso a nova versão de Cemitério Maldito também faz uso desse recurso no seu cartaz de divulgação.
Barbara Crampton
Você é o Próximo ainda ganha o fã de filmes de terror com a participação especial de Barbara Crampton no papel da mãe da família. Crampton foi a musa do diretor Stuart Gordon, em filmes como A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator, 1985) e Do Além (From Beyond, 1986).
Conclusão
Enfim, Você é o Próximo se encerra com um final irônico, retomando a canção pop rock dos assassinatos na casa do vizinho. “Looking for the Magic”, hit da Dwight Twilley Band, continua a tocar no cd player com replay automático. Depois de tanta violência, a música parece lembrar que você apenas assistiu a um filme. Ou seja, divirta-se com ele.
___________________________________________
Ficha técnica:
Você é o Próximo (You’re Next, 2011) EUA/Reino Unido. 95 min. Direção: Adam Wingard. Roteiro: Simon Barrett. Elenco: Sharni Vinson, Joe Swanberg, AJ Bowen, Barbara Crampton, Nicholas Tucci, Wendy Glenn. Margaret Laney, Amy Seimetz.