“Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” é um dos filmes mais amargos de Woody Allen. Revela um desgosto com a vida comparável à visão do protagonista misantropo do seu longa anterior, “Tudo Pode Dar Certo”. Faz parte do ciclo de produção europeia de Allen, iniciado em “Ponto Final: Match Point” (2005) e encerrado com “Para Roma, Com Amor” (2012). Talvez seja o mais fraco dessa fase, principalmente porque parece que não era intenção realizar um drama tão pessimista. Acontece que o alívio cômico não funcionou.
Não há nenhum personagem agradável na estória. Helena (Gemma Jones) foi abandonada pelo marido Alfie (Anthony Hopkins) porque este, aos setenta e poucos anos, se recusa a envelhecer e quer praticar esportes, sair, curtir a vida com pessoas mais jovens. Enquanto Helena se afunda cada vez mais em crenças esotéricas, Alfie se casa com uma garota de programa na casa dos trinta anos, Charmaine (Lucy Punch), evidentemente interesseira, exceto para os olhos do deslumbrado senhor.
Sally e Roy
A filha deles é Sally (Naomi Watts), insatisfeita com Roy (Josh Brolin), o marido escritor que há anos não consegue finalizar seu segundo livro, após o sucesso da estreia. Sally se apaixona por seu chefe Greg (Antonio Banderas), que não corresponde ao sentimento. Roy busca fuga dos conflitos do casamento conquistando a vizinha Dia (Freida Pinto), que rompe o casamento que aconteceria em poucos dias para ficar com ele. Isso talvez não seja suficiente para você antipatizar com esses personagens, mas há mais motivos nesse sentido.
Eventualmente, um amigo de Roy lhe empresta o livro que escreveu, ainda não lançado, para saber sua opinião sobre a obra, a primeira escrita por ele. Quando o amigo sofre um acidente e entra em coma, Roy se aproveita para assumir a autoria desse livro, que ele notou que era brilhante, e oferece a editoras. Quanto a Sally, ela agride, verbalmente, sua mãe ao saber que ela desistiu de lhe emprestar dinheiro para um empreendimento, humilhando-a.
Anthony Hopkins como Woody Allen
Os momentos cômicos escritos por Woody Allen, certamente, envolveriam o personagem de Anthony Hopkins. O ator britânico aqui seria aquele destinado a incorporar a persona de Allen, recurso muito utilizado quando ele não atua no seu filme. Hopkins timidamente esboça, em algumas cenas, incorporar o comediante, mas sem se soltar suficientemente para criar humor.
Na verdade, o ator é intenso demais para essa função. Por exemplo, na cena em que Alfie ingere uma pílula de Viagra para transar com Charmaine e fica fazendo hora para que o medicamento faça efeito. Ou quando Charmaine chega à sua casa e ele exibe os músculos do braço para mostrar que ainda está jovem. Não soam engraçadas, apenas uma visão ácida da realidade. Imagine Woody Allen no lugar de Anthony Hopkins e toda a graça que esses momentos teriam. Definitivamente, esse miscasting arruinou o filme.
Aparentemente, “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” foi escrito para ser uma comédia dramática. Porém, resultou em um drama amargo com uma abordagem dura da crueldade da vida.
Ficha técnica:
Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger, 2010) EUA/Espanha, 98 min. Dir/Rot: Woody Allen. Elenco: Anthony Hoprkins, Naomi Watts, Josh Brolin, Gemma Jones, Pauline Collins, Freida Pinto, Antonio Banderas, Lucy Punch, Fenella Woolgar, Eleanor Gecks, Ewen Bremner.
Assista: coletiva de imprensa de “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”