Pesquisar
Close this search box.
Wim Wenders Desperado (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Wim Wenders, Desperado

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O documentário Wim Wenders, Desperado apresenta o raro talento deste cineasta alemão. Como poucos, ele extrai beleza de paisagens consideradas ordinárias pela maioria das pessoas.

À sua vida pessoal é dedicada uma pequena parcela deste filme, que se concentra prioritariamente no seu processo criativo. Afinal, suas obras nascem de inspirações e não de projetos encomendados, nem mesmo de planejamentos rígidos.

Ricos depoimentos

Assim, Wim Wenders, Desperado traz depoimentos recentes do próprio Wim Wenders e dos profissionais que trabalharam com ele. Nesse sentido, em um dos trechos mais ricos do documentário, ouvimos Wenders e Francis Ford Coppola relatando suas versões sobre o desentendimento que tiveram por causa do filme Hammett – Mistério em Chinatown.

Dirigido por Wenders e produzido por Coppola, Hammett – Mistério em Chinatown foi um enorme fracasso. Definitivamente, a forma livre do diretor alemão de conduzir uma filmagem sem um roteiro não se adequou ao modo de produção hollywoodiano, o que gerou esse conflito, que hoje já está superado.

E esse incidente é tão significativo que está na parte final de Wim Wenders, Desperado, quebrando a ordem cronológica dos filmes do cineasta. Já as filmagens de Paris, Texas, sucessor de Hammett, e maior sucesso de Wenders, aparecem no meio do documentário.

A direção

Os diretores de Wim Wenders, Desperado são Eric Fiedler e Andreas Frege, este conhecido também como Campino, vocalista da banda punk alemã Die Toten Hosen. Eles trazem uma solução criativa para apresentar a filmografia do biografado. Wenders se coloca na posição de algum personagem de seu filme, na mesma locação onde aconteceram as filmagens, e repete o que o ator fez em cena. Além de artisticamente interessante, essa opção carrega um forte sentimento de nostalgia.

Enfim, fazendo filmes como um artista, e não um mero diretor profissional, Wim Wenders ganha a alcunha de “desperado” em um dos depoimentos do filme, por arriscar muito, como se estivesse em queda livre. E o próprio Wenders afirma que não faz sentido filmar um roteiro que tenha um final definido.


Wim Wenders Desperado (filme)
Wim Wenders Desperado (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo