A 25ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários – está chegando ao final. A versão online e gratuita deste ano deu visibilidade a produções de vários países desde o dia 23 de setembro.
Neste domingo, dia 4 de outubro, acontece a sessão de encerramento. Às 18h acontece a cerimônia de premiação comandada por Amir Labaki, diretor e criador do festival, com acesso pela plataforma do festival, com transmissão simultânea na página do YouTube do É Tudo Verdade. O evento conta com a participação dos jurados que compõem a comissão deste ano: julgando a Competição Brasileira estão a diretora, roteirista, editora e astróloga, Cristiana Grumbach; o cineasta e curador Francisco Cesar Filho e o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão.
O júri da Competição Internacional é composto pela diretora-emérita da International Documentary Association, Betsy McLane; pelo presidente e diretor-executivo do Hot Docs Canadian Festival, Chris McDonald, e pelo cineasta brasileiro Jorge Bodanzky.
Os representantes dos prêmios paralelos participam da cerimônia para anunciar os resultados de suas categorias. São eles o Prêmio EDT, Prêmio Canal Brasil e Prêmio Mistika, este último anunciado junto aos prêmios oficiais aos curtas-metragens.
E, logo após, às 20h, será exibido o filme de encerramento, quando acontece a première no continente americano de Wim Wenders, Desperado. Dirigido pelo australiano Eric Fiedler e por Andreas Frege – mais conhecido como Campino, vocalista da banda punk alemã Die Toten Hosen – Wim Wenders, Desperado é uma meditação intimista sobre o trabalho de um visionário que soube refletir o espírito de sua geração. O documentário oferece um olhar muito próximo do processo artístico e das realizações de um cineasta incomparável – um improvisador, cujas cenas são sempre uma viagem ao desconhecido. Apresentando materiais inéditos e encontros exclusivos com Wenders, o filme tem participações especiais de Francis Ford Coppola, Willem Dafoe, Patti Smith, Andie MacDowell, Ry Cooder, Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog, entre outros.
Leia a crítica do filme Wim Wenders, Desperado aqui.
É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários – 25ª Edição
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Dia 04/10, domingo
18h – Cerimônia de Premiação
20h – Filme de encerramento: Wim Wenders, Desperado
Direção: Eric Fiedler, Andreas Frege. 120?. Alemanha, 2020
Idiomas: alemão, inglês. Classificação indicativa: 10 anos
Exibição pela plataforma do festival – www.etudoverdade.com.br
(foto: divulgação/Wim Wenders (c) Studio Hamburg Enterprises)