O roteiro de Winchester 73 é criativo, e também curioso. Ainda mais porque se trata de um faroeste, ou seja, o mais clássico dos gêneros cinematográficos. E o que ele apresenta de tão inovador está em acompanhar não um dos protagonistas, mas um objeto. No caso, a espingarda do título, fabricada em 1873.
Historicamente, o filme também se notabilizou por ser o primeiro de uma série de faroestes que o astro James Stewart realizou com Anthony Mann. Após ficar conhecido como diretor de filmes policiais B, o diretor estreara nesse outro gênero em O Caminho do Diabo (1950). Depois, realizaria com James Stewart mais seis westerns, entre eles, este Winchester 73 e E o Sangue Semeou a Terra (1952). A relevância dos faroestes de Anthony Mann está no aspecto psicológico dos personagens, possibilitando uma dimensão mais profunda a esse gênero conhecido como uma aventura escapista.
Dodge City
A estória de Winchester 73 acontece na notória Dodge City, no Kansas. O xerife da cidade é o famoso Wyatt Earp, que conta com o também lendário Bat Masterson como ajudante. Eventualmente, Lin McAdam (James Stewart) chega ao local, onde encontra um antigo desafeto, Dutch Henry Brown (Stephen McNally). E, justamente os dois são os finalistas na disputa de tiro cujo prêmio é a cobiçada espingarda do título. Lince vence o torneio, porém Dutch arma uma emboscada e rouba a arma. Assim, começa a epopeia dessa carabina.
Em seguida, a Winchester transitará nas mãos de um jogador de cartas, de índios, de um homem covarde… e o filme acompanha essa trajetória. Com isso, em alguns trechos, perdemos o foco no protagonista Lin McAdam, o que foge do padrão dos filmes clássicos. Porém, no final os dois rivais se reencontram, juntamente com a mocinha, interpretada por Shelley Winters. O clímax acontece num longo duelo nas montanhas, quando já sabemos que se trata de um embate com profundas raízes no passado.
Além desse trauma que atormenta o personagem principal, que confere sua profundidade psicológica, Anthony Mann também importa outros aspectos do gênero policial, que marcou sua filmografia anterior. Entre eles, a crueldade da violência urbana se espelha no Velho Oeste. Por exemplo, quando um bandido maltrata e mata o homem covarde. E o próprio Lin McAdam também é durão e busca vingar a morte de seu pai com obstinação. Ao contrário dos filmes de John Ford, aqui não há nenhum alívio cômico.
Em suma, Winchester 73 revela um ambiente cruel, onde se desenrola um roteiro muito original. É um dos melhores da dupla Stewart-Mann.
___________________________________________
Ficha técnica:
Winchester 73 (Winchester ’73) 1950. EUA. 92 min. Direção: Anthony Mann. Roteiro: Robert L. Richards & Borden Chase. Elenco: James Stewart, Shelley Winters, Dan Duryea, Stephen McNally, Millard Mitchell, Charles Drake, John McIntire.