O artista Glenn Kaino resgatou a figura de Tommie Smith em sua exposição “With Drawn Arms”. A exibição aconteceu no High Museum of Art, em Atlanta, entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019. Em paralelo, Kaino preparou este documentário sobre o medalhista de ouro nas Olimpíadas de 1968 cujo gesto de protesto se eternizou como símbolo antirracista.
E esse gesto, todos conhecem. Tommie Smith subiu ao pódio no dia 17 de outubro e ergueu seu braço direito enquanto o estádio tocava o hino nacional dos EUA. Junto com ele, o terceiro colocado John Carlos, também americano, ergueu o braço esquerdo. Assim, ambos vestindo luvas e meias negras, simbolizavam a união e a pobreza deles e de todos os negros do seu país.
1968
E foi um ato premeditado. Através de entrevistas, recortes de jornais e trechos de noticiários, o documentário With Drawn Arms conta este e outros fatos envolvendo o evento que se imortalizou como um ícone. Tal qual Tommie desejava. Afinal, o ano de 1968 estava em ebulição, com protestos em todo o mundo, e ele não podia ficar alheio a tudo isso. Aliás, os atletas negros até ameaçaram boicotar as Olímpiadas na Cidade do México, diante da desigualdade racista nos EUA.
Como resultado, imediato, Tommie Smith e John Carlos saíram do gramado vaiados pelo público do estádio. Logo depois, foram duramente criticados pela imprensa. Finalmente, receberam retaliações oficiais, sendo expulsos da delegação olímpica. E, nos EUA, tiveram dificuldades para arrumar emprego.
Além de contar com o apoio do próprio Tommie Smith, o documentário ainda traz figuras relevantes para a história que conta. Entre eles, um jornalista que o criticou severamente logo após o ato, familiares e profissionais, como seus treinadores. Adicionalmente, o filme acerta ao incluir esportistas ativistas recentes, que adicionam atualidade ao tema. Por exemplo, os jogadores de futebol Colin Kaepernick e Megan Rapinoe. Porém, o filme perde com a ausência de John Carlos, um dos protagonistas do ato.
With Drawn Arms reserva o momento mais emocionante para um evento aparentemente menor. Ou seja, quando Tommie Smith vira embalagem do cereal Wheaties. Nesse ato, o atleta chora diante da homenagem. É como se fosse a prova definitiva de que seu gesto entrou definitivamente para a cultura popular dos Estados Unidos.
___________________________________________
Ficha técnica:
With Drawn Arms (2020) EUA. 84 min. Direção: Glenn Kaino, Afshin Shahidi. Com Tommie Smith, Glenn Kaino, Jemele Hill, John Lewis, Brent Musburger, Megan Rapinoe.
Nota: assistimos a esse filme nas sessões da THE WRAP AWARDS & INTERNATIONAL SCREENING SERIES.