Poster do filme "X-Men 2"
[seo_header]
[seo_footer]

X-Men 2

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O dever de apresentar os personagens mutantes coube ao primeiro, X-Men: o Filme (2000), que fez dessa obrigação um dos seus maiores atrativos. A sequência X-Men 2, por isso, está livre para conduzir uma narrativa mais fluída.

Magneto (Ian McKellen) continua na prisão. Mas, um atentado ao presidente dos Estados Unidos, dentro da própria Casa Branca, por um mutante chamado Noturno (Alan Cumming) reforça a oposição contra essa comunidade. O vilão desta vez é William Stryker (Brian Cox), um cientista que inventou uma substância para comandar as pessoas. Com isso, extrai de Magneto a localização da escola do Professor Xavier (Patrick Stewart). E, depois de invadir o local, Stryker quer usar a máquina Cerebro para encontrar e destruir todos os mutantes do planeta.

Montanha-russa de emoções

Essa premissa permite várias cenas de ação. Para começar, o atentado com Noturno enfrentando a equipe de seguranças da Casa Branca. Depois, a busca de Storm (Halle Berry) e Jean Grey (Famke Janssen) por esse novo mutante criminoso. Desta vez, as duas usam suas habilidades com mais contundência. E, após o confrontarem, elas descobrem que Noturno não teve culpa, pois estava sendo comandado por Stryker. Enquanto isso, com a ajuda de Mystique (Rebecca Romijn-Stamos), Magneto consegue fugir da prisão.

O ataque à escola de Xavier é outro momento poderoso. Wolverine (Hugh Jackman), e os jovens mutantes Rogue (Anna Paquin), Pyro (Aaron Stanford) e Ice Man (Shawn Ashmore), conseguem escapar e ainda salvar outros mais novos. Na nave dos X-Men, Storm e Jean Grey enfrentam caças do governo. Uma união entre os mutantes de Xavier e Magneto e Mystique se forma para um ataque contra Stryker. Num dos melhores momentos desse embate (e do filme) Wolverine enfrenta Deathstrike (Kelly Hu), que é o seu duplo em versão feminina e a mando de Stryker.

Novamente, a franquia estimula a analogia com outros preconceitos, principalmente direcionado ao LGBTQUIA+, visível em frases como “Eu não escolhi ser um mutante.”.  O que garante, no meio dessa montanha-russa de emoções, muito bem filmadas, o toque de seriedade já presente no filme anterior.

___________________________________________

Ficha técnica:

X-Men 2 | X2 | 2003 | 134 min | Canadá, EUA | Direção: Bryan Singer | Roteiro: Michael Dougherty, Dan Harris, David Hayter | Elenco: Patrick Stewart, Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry, Famke Janssen, James Marsden, Anna Paquin, Rebecca Romijn-Stamos, Brian Cox, Alan Cumming, Bruce Davison, Aaron Stanford, Shawn Ashmore, Kelly Hu, Katie Stuart.

Distribuição: 20th Century Fox.

Onde assistir:
Cena do filme "X-Men 2"
Cena do filme "X-Men 2"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo