Pesquisar
Close this search box.
A Ameaça Que Veio do Espaço
[seo_header]
[seo_footer]

A Ameaça Que Veio do Espaço

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

A Ameaça Que Veio do Espaço é o primeiro filme de ficção-científica do diretor Jack Arnold, que viria a realizar clássicos do gênero fantástico. Por exemplo, O Monstro da Lagoa Negra (1954) e O Incrível Homem Que Encolheu (1957), entre outros.

O enredo

Em A Ameaça Que Veio do Espaço, uma enorme bola de fogo despenca do céu no deserto da costa oeste dos EUA. O astrônomo John Putnam, que reside na área, vai até o local investigar e descobre que se trata de uma nave espacial. Porém, quando ele avista um dos alienígenas, uma avalanche soterra a embarcação. Sem provas concretas, ninguém acredita nele, salvo sua noiva Ellen Fields. Ao perseguir dois dos seres extraterrestres, e fazer contato imediato com eles, John descobre que os alienígenas estão substituindo alguns moradores por clones.

Baseado na estória escrita por Ray Bradbury, A Ameaça Que Veio do Espaço segue caminho diverso de outras obras do gênero. Por exemplo, A Guerra dos Mundos, que colocava os alienígenas como uma ameaça para a Terra.

Apesar de eles ameaçarem John caso venha a interferir nos seus planos, o astrônomo acaba ajudando-os. E ele entende que, ainda que os extraterrestres forcem os humanos a trabalhar para eles, eles querem apenas consertar sua nave e seguir a rota original de sua jornada.

Análise do filme

O ritmo é ágil em A Ameaça Que Veio do Espaço, e é fácil se divertir com esse filme que se esforça em criar um clima arrepiante de suspense. E o diretor Jack Arnold contorna com criatividade as restrições tecnológicas da época para se criar efeitos visuais e especiais, principalmente na criação do alienígena.

Por isso, os seres do outro espaço aparecem só brevemente na tela. Dessa forma, evita que o espectador tenha tempo para descobrir seus efeitos. Mas o mais inteligente é o recurso da câmera subjetiva, que mostra o ponto de vista do ser espacial olhando para os terráqueos. Adicionalmente, a trilha musical, orquestrada, é alta e impactante, completando os ingredientes que fazem de A Ameaça Que Veio do Espaço um dos bons exemplares de sci-fi dos anos 1950.


A Ameaça Que Veio do Espaço
A Ameaça Que Veio do Espaço
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo