A Flor dos Meus Sonhos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Flor dos Meus Sonhos

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

A Flor dos Meus Sonhos (Ladies of Leisure) é um drama romântico de Frank Capra antes de seus filmes de sucesso. Tem como atrativo Barbara Stanwyck em seu terceiro filme como atriz principal. Embora a sua trama siga a fórmula do gênero, destaca-se por trazer como conflito uma questão de preconceito social.

Stanwyck interpreta Kay Arnold, que hoje podemos dizer abertamente, é uma garota de programas. No filme, ela diz que acompanha homens em festas quando eles não têm com quem ir. Ainda assim, uma ousadia que só acontecia em Hollywood no período pre-code, antes do Código Hays. Kay conhece por acaso Jerry Strong (Ralph Graves), o herdeiro único de um magnata das ferrovias. Ao contrário do pai, Jerry não tem interesse pelos negócios, e prefere pintar quadros. Ele está noivo da fútil Claire Collins (Juliette Compton), mas não tem nenhuma pressa em se casar.

Jerry contrata Kay para posar como modelo de seu novo quadro. Nesse processo, que leva dias, os dois se conhecem melhor. O rapaz é um sonhador romântico, enquanto a moça tem os pés no chão, até por conta da dura vida que leva. Ele quer retratá-la olhando para as estrelas, mas ela só vê o teto do apartamento. Porém, Kay se apaixona perdidamente por Jerry. Nesse ponto, causa até estranheza como o rapaz trata com indiferença e até certa brutalidade, tentando com isso manter uma distância profissional com a sua contratada. Por isso, parece meio repentina sua confissão de paixão recíproca.

Arizona ou Havana

Como sempre acontece num filme romântico, um obstáculo surge para impedir o amor do casal principal. No caso, é o preconceito do pai de Jerry em relação à ocupação da pretendente. Afinal, como reagiria seu círculo de amigos da alta sociedade ao saber que uma garota de programa se casou com seu filho? Jerry não se importa, e nem a mãe dele, mas esta não quer desafiar o marido. Sem saída, tudo ruma para um final trágico, e o diretor Frank Capra aproveita a deixa para exercitar as cenas paralelas herdadas do cinema de Griffith para gerar suspense. Nesse quesito, o melhor momento é o da amiga de Kay subindo vinte andares pela escada para tentar avisar Jerry que sua amada partiu, enquanto a angustiada protagonista ruma para Havana como uma garota de programa, ao invés de aceitar morar no campo em Arizona com o amado.

Enfim, A Flor dos Meus Sonhos conta uma história que já vimos várias vezes no cinema. Ainda não traz um tema edificante, que se tornaria marca do cinema de Frank Capra. Mas já toca numa questão social, cutucando o materialismo capitalista americano.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Flor dos Meus Sonhos | Ladies of Leisure | 1930 | 99 min | EUA | Direção: Frank Capra | Roteiro: Milton Herbert Gropper, Jo Swerling | Elenco: Barbara Stanwyck, Ralph Graves, Lowell Sherman, Marie Prevost, Nance O’Neill, George Fawcett, Juliette Compton, Johnnie Walker.

A Flor dos Meus Sonhos faz parte da programação da Mostra Frank Capra, que acontece entre 17 de maio e 12 de junho de 2023 no CCBB-SP.  

A Flor dos Meus Sonhos (filme)
A Flor dos Meus Sonhos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo