Divertida comédia indiana, A Garota Adamante é uma dica para ver dentro da programação da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Além de estar na Competição Novos Diretores, o filme de P S Vinothraj integra o Foco Índia, neste caso exemplificando um cinema popular sem as características bollywoodianas.
O enredo traz dois aspectos muito fortes da cultura indiana, o das tradições familiares e das crenças místicas. O centro da trama é Meena, moça de 21 anos que não aceita o casamento arranjado pela família porque está apaixonada por outro homem. Por isso, ela se fecha e parece em transe, o que faz as famílias saírem em busca de um ritual de um xamã para desmanchar o feitiço que colocaram em Meena.
Num ritmo acelerado, vários personagens, 14 no total, saem nessa empreitada, incluindo Meena e o noivo Pandi. O grupo pega a estrada dividido em um riquixá e três motos. Além da barulheira por conta das conversas e gritarias, muita coisa inusitada acontece. Sem enumerar todas elas, vale citar a engraçada sequência do riquixá fazendo o caminho de volta de ré em uma estreita trilha de terra. Tem também o plano e contraplano entre Meena e o galo que será sacrificado no ritual, e a solução inusitada para tirar um inseto que entra num olho de Pandi.
A comédia, porém, não é escrachada. O filme encontra achados pitorescos como as motos que carregam uma quantidade absurda de produtos para vender, mas a situação toda é muito séria. Por isso, os familiares discutem muito. Em determinado momento, há uma inesperada explosão de violência, fruto da misoginia que impregna essa sociedade.
Planos longos e câmera subjetiva
Sempre que a cena permite, o diretor P S Vinothraj emprega os planos longos contínuos. A maior parte deles corresponde ao ponto de vista de Meena, portanto um olhar crítico em relação a essas tradições, que arruínam os sonhos de amor da garota e podem forçá-la a se casar com um homem abusivo. Na conclusão do filme, uma surpresa: o ponto de vista passa a ser o de Pandi. Ao testemunhar o ritual do xamã com outra mulher “enfeitiçada”, ele cai em si e deixa de ser o brutamontes que foi até então.
Assim, acelerado e repleto de imagens e situações inusitadas, A Garota Adamante diverte e apresenta as tradições do povo tâmil, do sul da Índia.
___________________________________________
Ficha técnica:
A Garota Adamante | Kottukkaali | 2024 | 100 min. | Índia | Direção: P S Vinothraj | Roteiro: P S Vinothraj | Elenco: Soori, Anna Ben, Sai Abinaya, Jawahar Sakthi, Lakshmi.