Pesquisar
Close this search box.
A Paixão de uma Vida (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Paixão de uma Vida

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

A comédia dramática A Paixão de uma Vida conta a história real de Martin Maher (Tyrone Power). Ele é um imigrante irlandês que chega aos EUA para trabalhar na academia militar de West Point em 1898, e lá permanece por 50 anos como funcionário civil. Instruiu milhares de cadetes durante sua vida, alguns deles célebres, e recebeu várias homenagens por sua dedicação.

A primeira metade do filme é pura comédia. O atrapalhado Martin custa a se adaptar às rígidas tradições da instituição. E sofre para conquistar a sua compatriota Mary O’Donnell (Maureen O’Hara), que, a princípio, nem responde a suas interpelações. Por fim, casa-se com ela e, logo, chegam da Irlanda o seu pai, que passa a morar na mesma casa de Martin, e o seu irmão, que se muda para a cidade de Nova York.

Na segunda parte, o drama substitui a comédia. Além de perdas em seu núcleo familiar, Martin conhece as tragédias da guerra. Não como soldado, mas como testemunha passional dos jovens militares, a quem ele se afeiçoa durante os treinamentos, e que morrem em combate.

Dessa forma, durante essa trajetória, aquele rapaz pouco afeito a regras se torna um defensor das tradições e da corporação militar.

A direção de John Ford

John Ford aproveita o formato de tela widescreen para povoar as cenas, filmadas em West Point, com centenas de cadetes, perfeitamente alinhados nas “longas linhas cinzas” do título original do filme. Além disso, faz questão de enquadrar as magníficas instalações da academia, símbolos da disciplina e da tradição de West Point.

Com isso, o diretor evidencia sua admiração pelas instituições militares. Aliás, que já havia demonstrado em sua Trilogia da Cavalaria, composta por: Sangue de Heróis (1948), Legião Invencível (1949) e Rio Bravo (1950). Porém, sempre critica as guerras, e em A Paixão de uma Vida essa posição está ilustrada na tristeza pelos jovens mortos na Europa.

Contudo, a trama em si não empolga. A vida desse empregado exemplar pode ser digna de admiração, mas não possui força dramática suficiente para emocionar o espectador.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Paixão de uma Vida | The Long Gray Line | 1955 | 138 min | Direção: John Ford | Roteiro: Edward Hope | Elenco: Tyrone Power, Maureen O’Hara, Robert Francis, Donanld Crisp, Ward Bond, Betsy Palmer, Philip Carey, William Leslie, Harry Carey Jr.

Onde assistir "A Paixão de uma Vida":
A Paixão de uma Vida (filme)
A Paixão de uma Vida (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo