Pesquisar
Close this search box.
Poster de "A Primeira Profecia"
[seo_header]
[seo_footer]

A Primeira Profecia

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

A Primeira Profecia (The First Omen) é uma prequel do clássico A Profecia (The Omen, 1976), de Richard Donner. Assim, mostra a origem do anticristo Damien, o menino adotado pelo embaixador dos Estados Unidos em Roma. A conexão entre os dois filmes está bem costurada no roteiro, mas quem merece os maiores elogios é a diretora Arkasha Stevenson, por recriar o mesmo tom sinistro e pelas imagens extremamente ousadas.

A primeira delas fecha com contundência o prólogo do filme, que apresenta o Padre Brennan (Ralph Ineson), o responsável pela linha investigativa do enredo. A trama principal acompanha Margaret (Nell Tiger Free), uma jovem religiosa que chega a Roma, em 1971, para fazer seus votos na Igreja. Recebida pela tenebrosa Irmã Silva (Sônia Braga), Margaret se afeiçoa a Carlita Scianna (Nicole Sorace), uma menina que parece alvo de um esquema estranho. Suas desconfianças a colocam no caminho do Padre Brennan, e juntos descobrem um plano maquiavélico de uma facção da Igreja.

A ousadia de Arkasha Stevenson

O longa investe no terror que resulta dos experimentos desse grupo de dissidentes. Como retrata a perspectiva de Margaret, que não chega a testemunhar esses horrores (pelo menos até certo ponto da trama), o filme recorre a alucinações. Assim, traz aparições de uma freira assombrada e a visão (talvez premonitória) de uma garra saindo de dentro da vagina de uma grávida. É uma imagem chocante, e revela muita ousadia por parte da diretora Arkasha Stevenson, ainda mais por se tratar de um ambiente religioso.   

Stevenson, além disso, realiza um belo trabalho de montagem na sequência da discoteca. Para começar, é um momento inesperadamente divertido, quando Margaret acompanha sua colega de quarto que quer aproveitar sua última noite antes de se tornar freira. Mas, logo entra um corte desconcertante que leva a uns bons instantes de tela preta. Em seguida, um close de uma aranha, e o close-up na protagonista, deitada na cama e com os cabelos esticados em várias tranças que lembram pernas aracnídeas. Margaret parece transformada, e a conclusão explicará por que.

Outro momento marcante de A Primeira Profecia conta com uma tremenda entrega da atriz Nell Tiger Free. Já perto da conclusão, ela se contorce de dor durante vários minutos, distorcendo seu corpo magro de uma forma agonizante. Os efeitos especiais ajudam, mas a força dramática vem da atuação mesmo.

O filme possui um tom sisudo, pois o terror funciona mais se o público aceita que tal teoria da conspiração possa existir. Em se tratando dos segredos seculares da Igreja Católica, nenhuma possibilidade pode ser descartada. Por isso, a ideia de um monstro bestial, usado como o macho reprodutor do plano maquiavélico, enfraquece o enredo. Abre demais as portas da fantasia, quando isso não seria necessário. Se fosse outra solução mais terrena, o resultadoseria mais assustador.

Coincidências com “Imaculada” – spoilers adiante

Antes de encerrar esta crítica, não podemos fugir de comentar rapidamente sobre as incríveis semelhanças nas tramas de A Primeira Profecia e Imaculada, de Michael Mahon, ambos lançados no primeiro semestre de 2024. A premissa é a mesma: uma jovem estadunidense aspirante a freira viaja até Roma para consolidar sua vocação. Os motivos são diferentes, mas as duas são inseminadas para darem à luz ao anticristo.

Além disso, vários detalhes coincidem. Por exemplo, uma freira se suicida caindo do terraço do convento, uma outra reza deitada com o rosto virado para o chão, tem ainda o uso de um pano para cobrir o rosto, e as angustiantes dores do parto da protagonista.

Talvez até existam mais, e devem ser coincidências mesmo. Mas o que mais importa é que são dois ótimos filmes de terror que estreiam quase simultaneamente em nossos cinemas. Que sejam os primeiros de uma forte safra do gênero.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Primeira Profecia | The First Omen | 2024 | 120 min | Direção: Arkasha Stevenson | Roteiro: Tim Smith, Arkasha Stevenson, Keith Thomas | Elenco: Nell Tiger Free, Ralph Ineson, Sonia Braga, Tawfeek Barhom, Maria Caballero, Charles Dance, Bill Nighy, Ishtar Currie-Wilson.

Distribuição: 20th Century Studios.

Assista ao trailer aqui.

Onde assistir:
Uma jovem freira em close rezando
Cena de "A Primeira Profecia"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo