Poster de "Adeus às Ilusões"
[seo_header]
[seo_footer]

Adeus às Ilusões

Avaliação:
7,5/10

7,5/10

Crítica | Ficha técnica

Adeus às Ilusões (The Sandpiper, 1965) marca a fase final da carreira do diretor Vincente Minnelli, que só faria mais dois longas. Com roteiro de Dalton Trumbo e Michael Wilson, este filme registra o choque cultural dos anos 1950 e 1960. Curiosamente, os dois opostos são vividos por Elizabeth Taylor (aos 33) e Richard Burton (na época com 40), que estavam casados durante as filmagens.

Elizabeth Taylor faz o papel de Laura Reynolds, uma artista de espírito livre. Quebrando as convenções sociais, se assume como mãe solteira e cria o filho sozinha, inclusive educando-o em casa, e não na escola. Laura posiciona-se mais para uma beatnik do que para uma hippie. Mora numa casa numa encosta à beira da praia no Big Sur, cuja paisagem Minnelli explora em vários planos que contemplam sua natureza composta por rochas e ondas furiosas, comparável à beleza indomável da protagonista do filme.

O contraponto dela é o Reverendo Edward Hewitt, vivido por Richard Burton. Casado com Claire (Eva Marie Saint), com quem tem dois filhos, ele é o diretor de um internato cristão em San Simeon.

O destino dos dois se cruzam quando o filho de Laura se mete numa contravenção penal e o juiz sentencia que ele frequente a escola de San Simeon. Apesar, ou talvez por causa, da diferença de ideais, Laura e Edward se apaixonam e iniciam um relacionamento, o que causa atritos na vida pessoal de ambos. Laura provoca raiva no seu ficante até então, interpretado por Charles Bronson, que chega até a brigar fisicamente com o reverendo. Enquanto isso, Edward acaba confessando sua infidelidade à esposa, o que o obriga a uma mudança forçada.

Asas para voar

Entre os dois protagonistas, é o arco de Edward que mais se altera com o relacionamento apaixonado. Laura aparentemente segue a vida livre como sempre quis. Mas, ele vê seu casamento desabar e, além disso, questiona o seu papel profissional. Percebe que há tempos deixou de atuar como um educador, como sempre almejou, e se tornou um angariador de fundos para a igreja.

Não restam dúvidas de que Laura causou uma influência enorme em Edward, e não o contrário. O título original (“The Sandpiper”) remete ao pássaro maçarico com asa quebrada que Laura socorre e abriga até que se cure. Depois o solta, mas ele insiste em retornar para sua casa – exatamente o que aconteceu com o reverendo, a quem ela recuperou da letargia para poder vivenciar a liberdade, mas que tentou continuar junto dela.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Adeus às Ilusões | The Sandpiper | 1965 | 117 min. | EUA | Direção: Vincente Minnelli | Roteiro: Dalton Trumbo, Michael Wilson | Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Eva Marie Saint, Charles Bronson, Robert Webber, James Edwards, Torin Thatcher, Tom Drake.

Onde assistir:
Elizabeth Taylor e Richard Burton em "Adeus às Ilusões"
Elizabeth Taylor e Richard Burton em "Adeus às Ilusões"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo