Pesquisar
Close this search box.
Django Livre (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Django Livre

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Era de se estranhar que Quentin Tarantino ainda não tivesse dirigido um western. Um cineasta com a maestria de retratar a violência certamente encontraria nesse gênero de cinema seu habitat natural. Aliás, como fez Sam Peckinpah, outro especialista nas imagens violentas, já na década de 60. Enfim, Tarantino não decepciona – Django Livre já é um clássico do faroeste.

Em várias sequências do filme, o diretor reverencia o gênero, inclusive o spaghetti western. Afinal, Franco Nero, o ator italiano que protagonizou um personagem famoso chamado Django, faz uma participação especial. Alguns recursos de câmera tradicionais daquele subgênero, como o zoom acelerado em direção ao rosto de algum ator, utilizado para enfatizar cenas dramáticas, também são usados por Quentin Tarantino. Adicionalmente, o toque pessoal do cineasta aparece nas cenas finais, na explosão caótica de violência, com sangue e mortes por todo lado. A propositalmente exagerada quantidade de capangas do fazendeiro vilão parece nunca ter fim, dando a deixa para mais e mais brutalidade. Esse recurso já foi visto antes, como em Kill Bill, mas ainda funciona. 

Porém, um segmento que não cola é aquele em que o personagem Dr. King Schultz (Christoph Waltz) morre, atingido pelo comparsa de Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). Afinal, no filme todo Schultz se mostra rápido e preciso no gatilho, mas aqui tem tempo de dizer “Não pude resistir.”, porém não para se defender.

Elenco

Por falar em Schultz, Christoph Waltz encarna o personagem à perfeição. Autoconfiante e seguro, transmite a sensação de ser o malandrão do oeste. Está melhor até que em Bastardos Inglórios

Leonardo DiCaprio desta vez consegue despir-se de toda sua aura de menino galã e consegue dar vida ao desprezível Calvin Candie, o fazendeiro que não tem escrúpulos em relação aos seus escravos. Como resultado, é possível sim sentir asco desse personagem.

Outra figura ainda mais asquerosa é o velho negro Stephen, irreconhecivelmente interpretado por Samuel L. Jackson. Um grande traidor de seu povo, trabalha para Calvin Candie e é o responsável por estragar os planos dos heróis do filme. 

Para finalizar, uma curiosidade: o par central vivido por Jamie Fox e Kerry Washington repete o casal protagonista de Ray (2004).


Django Livre (filme)
Django Livre (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo