Variados personagens em diversas situações tornam Amor, Casamentos e Outros Desastres uma comédia romântica irregular.
Já no elenco, a disparidade de qualidade é gigantesca. Vai desde dois atores de primeira linha, os vencedores do Oscar Jeremy Irons e Diane Keaton, até vários artistas pouco conhecidos. Quem assume um leve protagonismo nesta estória com múltiplos personagens é Maggie Grace, mais conhecida pelas séries Fear the Walking Dead e Lost.
Em Amor, Casamentos e Outros Desastres, Maggie Grace interpreta Jessie, uma desastrada organizadora de eventos lutando para fazer tudo certo em seu primeiro contrato. E a responsabilidade é grande, pois se trata do casamento de um candidato a prefeito de Boston. Ainda mais porque ela assume o posto após a demissão do famoso cerimonialista Lawrence Philips (Jeremy Irons).
Esta é a linha principal da trama, mas outras subtramas acontecem em paralelo, para depois se encontrarem no final. Para isso, Jessie serve como o agente que conecta todas essas ramificações.
Subtramas
Porém, Jessie tem a sua própria jornada. Nela, a jovem amadurece profissionalmente, ganha confiança e deixa de ser a atrapalhada destruidora de casamentos do início. De quebra, ainda encontra o seu amor ao procurar uma banda para o evento.
Sem dúvida, a melhor subtrama é a que envolve Jeremy Irons e Diane Keaton. Nesse relato, Lawrence Philips começa o filme como um solitário, e temido especialista com TOC na sua profissão. Parece até uma paródia de seu personagem em Trama Fantasma (2017). Então, quando ele conhece Sara (Diane Keaton), acaba cedendo ao encanto dessa senhora cega com forte personalidade. Com a paixão, acaba se transformando numa pessoa melhor.
A delicadeza com que esse segmento trata o tema da deficiência visual, e como o personagem de Jeremy Irons se esforça para se sentir na pele de sua amada, se contrasta diretamente com a subtrama do reality show. Esta serve para colocar a estória do irmão do noivo no filme. Porém, o programa que ele participa extrapola o limite do mau gosto aceitável para criar humor. Em outras palavras, é uma sucessão de piadas preconceituosas que não combinam com o tom leve do restante de Amor, Casamentos e Outros Desastres.
Tom leve
Principalmente, quando comparado com a subtrama do guia de city-tour Capitão Ritchie. Nesse papel, está Andrew Bachelor, que fez A Babá (2017) e sua sequência de 2020. Ritchie é um daqueles guias que contam piadas aos visitantes. Eventualmente, ele se apaixona por uma garota do tour, com uma tatuagem com o sapatinho de cristal da Cinderela. Então, uma apresentadora de TV aproveita para promover uma campanha para encontrar a “princesa” dele.
Talvez essas piadas do Capitão Ritchie sejam as mais engraçadas do filme, que não é tão forte na comédia. Algumas tentativas são bem datadas e de pouco inspiração. Por exemplo, a namorada oriental do músico, emulando Yoko Ono, como a origem da discórdia na banda.
Por outro lado, Amor, Casamentos e Outros Desastres consegue eficazmente reunir todos os personagens no evento do casamento. E isso até inclui os artistas de rua que fazem intervenções musicais recorrentes com canções pertinentes à trama.
Dennis Dugan, o roteirista e diretor deste filme, tem carreira extensa, como diretor de séries de TV e de filmes, bem como na função de ator em pequenos papéis. No cinema, seus trabalhos mais conhecidos são veículos para Adam Sandler. Por exemplo, Esposa de Mentirinha (2011) e Eu os Declaro Marido e… Larry (2007).
Enfim, Amor, Casamentos e Outros Desastres apresenta resultados irregulares, tanto na qualidade como no tom. No geral, é uma comédia romântica leve, típica de sessão da tarde. Contudo, o segmento do reality show, que envolve ainda strippers e máfia, desequilibra totalmente esse clima.
___________________________________________
Ficha técnica:
Amor, Casamentos e Outros Desastres (Love, Weddings & Other Disasters) 2019. EUA. 96 min. Direção e roteiro: Dennis Dugan. Elenco: Maggie Grace, Todd Stashwick, Diane Keaton, Jeremy Irons, Diego Boneta, Andrew Bachelor, Jesse McCartney, Chandra West, Dennis Dugan, Veronica Ferres, Sally Meehan, Melinda Hill, Rachel Wirtz.
Distribuição: Califórnia Filmes