O ritmo ágil de Anjo do Mal torna sua violência ainda mais visceral.
A história
O batedor de carteiras Skip (Richard Widmark) se aproveita do metrô lotado para colocar sua mão na bolsa de Candy (Jean Peters). E, sem querer, toma posse de um microfilme com segredos de estado que seriam vendidos a comunistas. Enquanto isso, agentes do governo americano estavam de olho espionando a moça, planejando prender os inimigos em flagrante. Porém, o furto de Skip atrapalhou os planos. Agora, eles o procuram para recuperar o microfilme, enquanto ele tenta vendê-lo por um alto preço, usando Candy como intermediária.
Análise do filme
O diretor Samuel Fuller percorre lugares nada turísticos de Nova York, tal como a beira do rio onde Skip mora, para contar com agilidade essa estória policial que traz um ladrão como protagonista.
No escuro, sem saber de quem se trata, Skip dá um soco em Candy, quando ela invade sua casa. Apesar de se encontrarem nessas circunstâncias, uma forte atração sexual nasce entre os dois.
Acima de tudo, a violência em Anjo do Mal possui uma crueldade chocante. Nesse contexto, se executam personagens importantes sem maiores cerimônias. Por exemplo, o espião Joey espanca Candy ferozmente em um angustiante plano sem cortes.
Por outro lado, a sensualidade também marca presença forte em Anjo do Mal, tanto na maquiagem e na roupa de Candy como na ousadia agressiva de Skip. Tudo envolto na trilha sonora jazzística insinuante.
Além disso, há um cinismo por parte de Samuel Fuller, um ex-jornalista policial. Afinal, quem acaba salvando os Estados Unidos do vazamento de seus segredos são três personagens marginais. Ou seja, o batedor de carteiras, a garota de programa e a informante (papel de Thelma Ritter). E não os policiais ou os agentes federais. Isso é sintomático na carreira de Fuller, que sempre foi mais próximo desses perdedores, que a sociedade normalmente despreza.
Ficha técnica:
Anjo do Mal (Pickup on South Street, 1953) EUA. 80 min. Dir/Rot: Samuel Fuller. Elenco: Richard Widmark, Jean Peters, Thelma Ritter, Murvyn Vye, Richard Kiley, Willis Bouchey, Milburn Stone.
Anjo do Mal foi lançado em dvd no Brasil no box “Filme Noir Vol 1”