Pesquisar
Close this search box.
Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto é o último filme do respeitado diretor norte-americano Sidney Lumet. O cineasta é responsável por pérolas como 12 Homens e uma Sentença (1957) e Um Dia de Cão (1975), e ainda mostra muita vitalidade ao optar por contar a história de forma não linear.

A trama

O roteiro é do dramaturgo Kelly Masterson, em sua estreia no cinema. É o retrato do desmoronamento de uma família em Queens, Nova York. Andy (Philip Seymour Hoffman), o mais velho dos três filhos de Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris), está desesperado com seus problemas. Ele gastou todo seu dinheiro com drogas, não ama mais sua bela mulher, Gina (Marisa Tomei), e ainda fez trapaças na empresa onde trabalha que foram descobertas. Resolve, então, roubar a pequena joalheria dos seus pais, porque pensa que será um trabalho fácil e o seguro cobrirá os prejuízos. Como não quer sujar as mãos, convence o irmão caçula, Hank (Ethan Hawke), para fazer o serviço.

Acontece que o medroso Hank não tem coragem para executar o roubo, e subcontrata um amigo para o trabalho. E tudo dá errado. A vendedora do dia do assalto falta ao serviço e a própria mãe de Andy e Hank a substitui. Durante o assalto, ela reage e mata o ladrão, mas também recebe um tiro. Os irmãos tentam esconder a participação no roubo, mas o pai não sossegará até descobrir o motivo de terem escolhido a loja dele como vítima do crime.

Essa trama cruel mostra que Hank sempre se sentiu rejeitado pelo pai. Por isso, não sentiu remorso em bolar o golpe de roubar a joalheria da família. Isso até o resultado catastrófico que vitimou a mãe que ele amava. Descontrolado, ele busca soluções desesperadas para tentar resolver a situação.

Narrativa

Esse roteiro por si só já consegue absorver o espectador, mas o maior trunfo do filme é a sua narrativa. O filme começa quente, com uma cena de sexo entre Marisa Tomei e Philip Seymour Hoffman. E logo comentam que a transa foi tão boa que lembrou o tempo que passaram férias no Rio de Janeiro o que motiva a necessidade de buscar grana para se mudarem para lá. Pois bem, plantado o pretexto, o filme pula direto para o dia do roubo, que acompanhamos dentro da loja. Contudo, sem ainda entender quem são os personagens da cena, a senhora da loja e o assaltante.

Então, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto retorna para três dias antes do roubo, quando se revela que a joalheria era dos próprios pais. Em seguida, um salto para quatro dias antes do assalto, e descobrimos que Andy paga um traficante de luxo para se drogar no apartamento dele. E, nessa dinâmica, montamos o quebra-cabeça que desvenda o que realmente aconteceu. Acompanhamos o mesmo momento sob diferentes pontos de vista, e a cada sequência recebemos um pouco mais de informação. Até finalmente encerrar uma semana depois do dia do crime, quando a situação fica fora de controle. É nesse caos, após um ato de fúria incomensurável, que o personagem sobrevivente alcança sua paz, ao entrar em um corredor de hospital claramente iluminado, até uma luz branca invadir completamente a tela.

Direção

Sidney Lumet, além de sempre buscar uma direção acima do comum, ganhou reconhecimento por conseguir extrair atuações soberbas, vide a de Al Pacino em Um Dia de Cão. Aqui, temos quatro delas. Philip Seymour Hoffman constrói um vilão ambíguo que se torna cada vez mais perigoso, o oposto do inseguro irmão vivido brilhantemente por Ethan Hawke. Ambos ganham suas oportunidades de brilharem na tela, Seymour na cena em que desaba em lágrimas ao volante, e Hawke quando se desespera diante da ameaça do irmão da viúva. E Marisa Tomei faz uma mulher exuberantemente sexy, desnudando inclusive seu corpo em duas sequências, uma personagem claramente superior ao seu marido e ao seu amante. Por fim, Albert Finney transforma um pacato pai em um raivoso e até monstruoso ser em busca de vingança.

No ocaso de sua brilhante carreira, Sidney Lumet demonstra vigor juvenil ao experimentar narrativas fora do padrão, ao provocar atuações memoráveis dos atores. Alguns espectadores mais ansiosos talvez se enervem com a cessão de informação em doses de conta-gotas, mas é justamente por essa característica que Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto segura o interesse do público.


Ante que o diabo saiba que você está morto (filme)
Ante que o diabo saiba que você está morto (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo