Pesquisar
Close this search box.
@Arthur.rambo - Ódio nas Redes (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

@Arthur.Rambo – Ódio nas Redes

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O filme francês @Arthur.Rambo – Ódio nas Redes aborda o atualíssimo tema da responsabilidade nas redes sociais. Sem julgamentos, sua trama revela como, em 48 horas, uma personalidade em ascensão desmorona por causa de publicações inconsequentes.

O diretor francês Laurent Cantet mantém sua preferência por levar para as telas questões sociais em evidência. Nesse caminho, realizou Recursos Humanos (Ressources humaines, 1999) e A Agenda (L’emploi du temps, 2001), entre outros. E, com esse viés, seu filme Entre os Muros da Escola (Entre les murs, 2008) ganhou a Palma de Ouro em Cannes e ainda concorreu ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Desta vez, Laurent Cantet se inspirou na história de Mehdi Meklat, uma jovem estrela do jornalismo que viu sua carreira ruir por conta de seus antigos tweets. No filme, o protagonista Karim D. (Rabah Naït Oufella) é paparicado pela ótima repercussão de seu livro de estreia que acaba de ser lançado, e no qual defende os direitos dos imigrantes. Enquanto ele grava entrevistas e comparece a uma festa em sua homenagem, vemos na tela cartelas com os posts que ele publicou anonimamente com o perfil @arthur.rambo (uma mistura de Rambo com o poeta francês Arthur Rimbaud). São mensagens extremistas, com ataques de ódio homofóbicos, racistas, misóginos e antissemitas.

Cancelado

Durante a festa, a conexão entre Arthur Rambo e Karim D. vem à tona. Imediatamente, ele vê o cancelamento dos entusiasmados planos da editora do livro, e amigos virarem as costas para ele. Karim tenta se justificar, mas a verdade é que ele publicou esses posts com a intenção de chamar a atenção com as polêmicas e, assim, conseguir seguidores e curtidas. O filme não julga o personagem, mesmo que isso seja tão condenável quanto as mensagens de ódio que partem daqueles que realmente acreditam nelas. Acima de tudo, o que fica evidente é o desnorteamento do protagonista, que não antecipara as consequências de suas postagens.

A confusão de Karim se torna ainda maior quando seu irmão o confronta, como se falasse em nome dos 200.000 seguidores de Arthur Rambo. Para estes, Karim é um traidor, pois agora sustenta que os posts não representam o que ele realmente pensa. O final é inconclusivo, e mostra o protagonista se afastando de tudo, num inevitável autoquestionamento que poderá ajustar sua conduta futura.

@Arthur.Rambo – Ódio nas Redes reflete o imediatismo de seu tema. No universo das redes sociais, tudo acontece apressadamente. Karim atinge o sucesso e a desgraça em poucos dias. A rapidez, o filme parece apontar, é parceira da inconsequência. E as mensagens de ódio que o personagem publica sem antes pensar nos seus impactos não são inofensivas como ele poderia crer equivocadamente. Assim, ele paga por sua falta de reflexão.  

___________________________________________

Ficha técnica:

@Arthur.Rambo – Ódio nas Redes | Arthur Rambo | 2021 | França | 87 min | Direção: Laurent Cantet | Roteiro: Laurent Cantet, Fanny Burdino, Samuel Doux | Elenco: Rabah Naït Oufella, Sofian Khammes, Antoine Reinartz, Anaël Snoek, Aleksandra Yermak.

Distribuição: Vitrine Filmes.

Teaser:

O filme está no Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece entre 25 de novembro e 8 de dezembro de 2021.

@Arthur.rambo - Ódio nas Redes (filme)
@Arthur.rambo - Ódio nas Redes (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo