Pesquisar
Close this search box.
As Vantagens de Ser Invisível (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

As Vantagens de Ser Invisível

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

As Vantagens de Ser Invisível é um delicado e tocante filme sobre jovens amadurecendo, alguns em seu último ano de colégio, prestes a ingressarem em uma nova fase marcada pela vida universitária, e outros um pouco mais novos. Tempo de descobertas e afirmações, vividas intensamente. 

Baseada no livro do aqui roteirista e diretor Stephen Chbosky, a história tem narração em primeira pessoa pelo personagem Charlie, vivido por Logan Lerman (conhecido pelo papel principal de Percy Jackson e o Ladrão de Raios e sua continuação), enquanto escreve sua autobiografia. Charlie é introspectivo e tímido, e por isso, vítima de bullying na escola. Então, procura refúgio na figura ousada e altiva de Patrick, colega de classe de quem se aproxima.

Quem interpreta Patrick é Ezra Miller, que viveu o Kevin adolescente em Precisamos Falar Sobre o Kevin. Sua meia-irmã e grande companheira, Sam (Emma Watson, da série Harry Potter) acaba se tornando o amor platônico de Charlie. Por ser mais velha, do último ano do colegial, e estar comprometida em um namoro, Sam parece inalcançável para o tímido garoto.

Enquanto Charlie aprende com os novos amigos as teias que envolvem um relacionamento, rompe barreiras em relação a bebidas, drogas, e, principalmente, sexo. O mais profundo motivo de ser tão retraído reside neste aspecto, revelado ao longo do filme de forma esclarecedora.

O clima do filme, embalado pelas músicas da época (anos 80), retrata bem o espírito da juventude que busca liberdade e amadurecimento imediato. O enredo ata bem os nós dessa trama, com muitas surpresas e talvez apenas uma cena que cai no lugar comum (quando Charlie salva Patrick). 

Elenco

Por fim, os três atores principais estão estupendos. Logan Lerman desnuda-se da figura heroica de Percy Jackson e transborda fragilidade e insegurança. Ezra Miller tem o papel mais difícil e consegue interpretar um homossexual com personalidade forte e marcante, nunca caricato. Emma Watson, de cabelo curto, retrata a musa de Charlie, vivendo uma Sam de espírito liberal e sem pudor, porém longe de ser vulgar. Emma Watson recria, sem intenção, a figura de Ally Sheedy em O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, clássico de 1985 de Joel Schumacher que tem muito a ver com As Vantagens de Ser Invisível.


As Vantagens de Ser Invisível (filme)
As Vantagens de Ser Invisível (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo