Batalha dos Zumbis é uma coprodução da Croácia e da Sérvia que busca o humor numa alegoria política sobre a região.
No filme, a Croácia está falida e a organização mundial United Waters possui um plano maligno para ocupar o país e se aproveitar de seus recursos naturais, em especial, a água. Para isso, infecta a população croata com um vírus que transforma todos em zumbis.
O protagonista da história, Milan Motica, foi mordido por um zumbi, porém não se transforma em um morto-vivo. A história revelará o motivo disso posteriormente. Enquanto isso, ele tenta fugir para a vizinha Sérvia, com mais três sobreviventes. Um deles é Franca Anic, atriz que interpreta a super-heroína mais famosa da Croácia. Outra sobrevivente é Vesna Zdovc, uma agente infiltrada pela United Waters. Por último, há também um rapaz com tendência radical de extrema direita.
Durante o primeiro terço do filme, Batalha dos Zumbis insiste na mistura de ação, terror e comédia. É a fórmula que garantiu o sucesso de filmes como Todo Mundo Quase Morto (2004) e Zumbilândia (2009). Aqui, representa a sua melhor parte, pois consegue divertir com seus personagens bizarros e uma produção despretensiosa que acerta no tom.
Foco na política
Contudo, a partir do momento em que os zumbis deixam de ameaçar os personagens principais, o filme perde a graça. Por um lado, porque esses seres letais, mas desconjuntados, sempre conseguem divertir nesse subgênero cinematográfico. Além disso, também porque o roteiro começa a focar em piadas políticas sobre os conflitos históricos da região. Com isso, restringe o alcance desse tema a um público restrito a essa localização.
Em suma, para os demais espectadores, basta entender que a United Waters, uma alusão à ONU, pretende dizimar a população croata para explorar seus recursos e reocupá-la com seus empregados. E, para justificar o lançamento de uma bomba arrasadora, transforma todos em “neo-sérvios”, uma metáfora aos neonazistas.
Enfim, mesmo falhando em alcançar um público global, Batalha dos Zumbis merece crédito por injetar uma dose de política no seu enredo. Então, nesse quesito, a estreia do diretor Predrag Licina em longa metragem é mais corajosa que as produções hollywoodianas desse gênero.
___________________________________________
Ficha técnica:
Batalha dos Zumbis (Posljednji Srbin u Hrvatskoj / The Last Serb in Croatia / Balkan Bite) 2019, Croácia/Sérvia, 85 min. Direção e roteiro: Predrag Licina. Elenco: Kresimir Mikic, Hristina Popovic, Tihana Lazovic, Dado Cosic, Bojan Navojec, Marina Redzepovic, Dusan Bucan, Niksa Butijer.
Distribuição: A2 Filmes