Belas Artes à la Carte | As tentações de abril/2022

O Mercador de Veneza (filme)

O Belas Artes à la Carte divulgou a programação do que entra em abril na sua plataforma de streaming. Além de filmes clássicos já consagrados, chegam alguns títulos recentes também. E, duas séries da BBC Studios estreiam no catálogo: French and Saunders (1990), com Dawn French e Jennifer Saunders, e a nova versão de Yes Prime Minister (2013), com David Haig, Henry Goodman e Chris Larkin.

No dia 7 de abril, temos a oportunidade de relembrar a dupla italiana Terence Hill e Bud Spencer, em mais uma aventura recheada de comédia. Eles interpretam dois pilotos de corrida em A Dupla Explosiva, filme de 1974. Três outros filmes que estreiam nessa data são produções prestigiadas. O Mercador de Veneza (foto), versão de 2004 da peça de Shakespeare, traz Al Pacino e Joseph Fiennes no elenco. O Inocente (1976) é uma das grandes obras de Luchino Visconti, aqui contando com os atores Giancarlo Giannini, Laura Antonelli e Jennifer O’Neill. Por fim, tem também uma das grandes comédias de Howard Hawks, Bola de Fogo (1941), com Cary Grant e Barbara Stanwyck.

Antes de falarmos sobre o lote da quinta-feira seguinte, cabe informar que três longas do diretor brasileiro Sylvio Back chegam ao catálogo do Belas Artes à la Carte em abril. São eles: República Guarani (1981), Rádio Auriverde (1991), Yndio do Brasil (1995). As datas de estreia de cada um estão na programação abaixo.

No dia 14, o Belas Artes à la Carte exibe filmes do seu festival “Volta ao Mundo: Holanda”, cuja seleção ainda será divulgada.

Então, vamos ao dia 21. Nesta data, estreiam duas películas italianas. Uma delas é a comédia À Meia-Noite, a Ronda do Prazer (1975), com um elenco estrelar: Claudia Cardinale, Vittorio Gassman, Monica Vitti e Giancarlo Gianinni. A outra é o policial de Dario Argento que leva o nome do subgênero que ele tornou famoso: Giallo – Os Reféns do Medo (2009). O elenco é internacional, encabeçado por Adrien Brody e Emmanuelle Seigner. Além disso, tem neste dia a entrada no catálogo de um recente filme sul-coreano: A Mulher que Fugiu (2020), de Hong Sang-soo. Fechando as estreias do dia, tem Levanta-te meu Amor (1940), uma comédia com Claudette Colbert e Ray Milland.

Então, na última quinta de abril, o catálogo recebe mais quatro filmes, além de um de Sylvio Back. James Franco dirige e atua na sua adaptação de O Som e a Fúria (2014), livro de William Faulkner. Já do diretor francês Philippe Le Guay, que esteve recentemente no Brasil no Festival Varilux (veja a entrevista), chega a comédia As Mulheres do Sexto Andar (2010). Outra comédia, O Profeta (1968), de Dino Risi, com Vittorio Gassman e Ann-Margret, também estreia nesta data. Por último, destacamos o inesquecível Anjos de Cara Suja (1938), que tem direção de Michael Curtiz, e protagonismo de James Cagney, Ann Sheridan e Humphrey Bogart.

Enfim, esse cardápio deu água na boca de qualquer cinéfilo. Para maiores informações, acesse www.belasartesalacarte.com.br.

Segue a programação completa abaixo.

ESTREIAS 7 DE ABRIL

A Dupla Explosiva (Altrimenti ci arrabbiamo)

Itália | Espanha, 1974, Comédia, 102 min

Direção: Marcello Fondato

Elenco: Terence Hill, Bud Spencer e Patty Shepard.

Sinopse: Kid e Ben são dois pilotos que acabam chegando empatados em primeiro lugar em uma corrida automobilística. O grande prêmio era um buggy que acaba sendo destruído pelo ataque de um gângster local à loja onde o veículo estava estacionado. Enfurecidos, Kid e Ben buscam retribuição e a restituição do buggy deles.

O Mercador de Veneza (Merchant of Venice)

Reino Unido | Itália | EUA, 2004, Drama, 131 min

Direção: Michael Radford

Elenco: Al Pacino, Joseph Fiennes, Lynn Collins

Sinopse: Na Veneza do século 16, quando um comerciante deve deixar de pagar um grande empréstimo de um agiota judeu abusado para um amigo com ambições românticas, o credor amargamente vingativo exige um pagamento horrível.

O Inocente  (Innocente)

Itália, 1976, Drama, 129 min

Direção: Luchino Visconti

Elenco: Giancarlo Giannini, Laura Antonelli, Jennifer O’Neill, Massimo Girotti e Rina Morelli.

Sinopse: Tullio, um aristocrata da alta sociedade italiana do século XIX, está experimentando uma grande reviravolta em sua vida: após trair sua esposa Giuliana e fazer questão que ela descobrisse, ela está provando do mesmo veneno, já que ela acabou se apaixonando por um escritor.

Bola de Fogo (Ball of Fire)

EUA, 1941, Comédia, 111 min

Direção: Howard Hawks

Elenco: Gary Cooper, Oskar Homolka, Barbara Stanwyck, Oskar Homolka, Henry Travers, Kathleen Howard, Mary Field

Sinopse: Um grupo de professores trabalhando em uma nova enciclopédia encontram uma cantora de boate tagarela que é procurada pela polícia para ajudar a derrubar seu amante chefe da máfia.

República Guarani

Brasil, 1981, Documentário, 100 min

Direção: Sylvio Back

Sinopse: Entre 1610 e 1767, ano da expulsão dos jesuítas das Américas, numa vasta área dominada por índios Guarani e parcialidades linguísticas afins, e drenada pelos rios Uruguai, Paraná e Paraguai, vingou um discutido projeto religioso, social, econômico, político e arquitetônico, sem equivalência na história das relações conquistador-índio. Trezentos e cinqüenta anos depois é possível identificar uma nostalgia daqueles tempos. Ante as similitudes com o passado, este filme é a retomada do debate.

ESTREIAS 14 DE ABRIL

Festival Volta ao Mundo: HOLANDA

De 14 a 24 de Abril

ESTREIAS 21 DE ABRIL

À Meia-Noite, a Ronda do Prazer (A mezzanotte va la ronda del Piacere)

Itália, 1975, Comédia, 100 min

Direção: Marcello Fondato

Elenco: Claudia Cardinale, Vittorio Gassman, Monica Vitti e Giancarlo Gianinni.

Sinopse: Tina está em julgamento pelo assassinato de seu amante, Gino. A natureza violenta do relacionamento, revelada no julgamento, parece tornar óbvio que ela o matou acidentalmente durante uma briga. No entanto, uma das juradas compara sua vida com a de Tina e, acreditando que ela seja inocente, sai sozinha à procura de uma testemunha desaparecida que pode provar a inocência da acusada.

A Mulher que fugiu (Domangchin yeoja)

Coreia do Sul, 2020, Drama, 77 min

Direção: Hong Sang-soo

Elenco: Kim Min-hee, Song Seon-mi, Eun-mi Lee, Hae-hyo Kwon, Young-hwa Seo, Sae-Byuk Kim

Sinopse: Enquanto o marido de Gam-hee está fora da cidade numa viagem de negócios, ela aproveita para reencontrar antigas amigas. Ela visita as duas primeiras em suas casas e a terceira encontra, por acaso, num cinema. Enquanto conversam, diversas correntes cruzam o oceano de suas vidas.

Giallo – Os reféns do medo (Giallo)

Itália, 2009, Crime, 92 min

Direção: Dario Argento

Elenco: Adrien Brody, Emmanuelle Seigner, Elsa Pataky

Sinopse: Na Itália, uma mulher teme que sua irmã tenha sido sequestrada; O inspetor Enzo Avolfi teme que seja pior. Eles se unem para resgatá-la de um assassino sádico conhecido apenas como Yellow.

Levanta-te meu amor (Arise, My Love)

EUA, 1940, Comédia, 110 min

Direção: Mitchell Leisen

Elenco: Claudette Colbert, Ray Milland, Dennis O’Keefe

Sinopse: Um piloto arrojado e uma repórter vivaz vivem aventuras românticas e dramáticas na Europa quando a Segunda Guerra Mundial começa.

Yndio do Brasil

Brasil, 1995, Documentário, 70 min

Direção: Sylvio Back

Sinopse: Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, cinejornais e documentários, revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por músicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico, do índio Brasileiro.

ESTREIAS 28 DE ABRIL

O Som e Fúria (Sound and the fury)

EUA, 2014, Drama, 101 min

Direção: James Franco

Elenco: James Franco; Tim Blake Nelson; Scott Haze

Sinopse:  Um olhar sobre as provações e tribulações da família Compson, vivendo no sul profundo durante a primeira parte do século 20.

As Mulheres do Sexto Andar (Le Femme du 6 stage)

França, 2010, Comédia, 102 min

Direção: Philippe Le Guay

Elenco: Sandrine Kiberlain, Carmen Maura, Fabrice Luchini, Lola Dueñas e Natalia Verbeke

Sinopse: Nos anos 60 em Paris, a vida de um casal conservador é interrompida por um grupo de empregadas espanholas que vivem no mesmo prédio.

O Profeta (Il Profeta)

Itália, 1968, Comédia, 100 min

Direção: Dino Risi

Elenco: Vittorio Gassman, Ann-Margret e Oreste Lionello.

Sinopse: Pietro Breccia é um homem que há muito tempo decidiu abandonar a civilização tornando-se um eremita, deixando para trás a tensão da vida moderna e a futilidade da sociedade de consumo e vivendo por anos em isolamento em Soratte, perto de Roma. Um dia ele é descoberto por uma equipe de TV que, farejando o furo, filma um relatório sobre ele.

Anjos da cara suja (Angels with dirty faces)

EUA, 1938, Suspense, 97 min        

Direção: Michael Curtiz

Elenco: James Cagney, Ann Sheridan, Humphrey Bogart e Pat O’Brien.

Sinopse: Rocky e Jerry cresceram juntos no violento bairro nova-iorquino de Hell’s Kitchen. Rocky acaba no reformatório e vira um criminoso de primeira linha, enquanto Jerry vira padre e tenta evitar que meninos sigam o caminho do crime.

Rádio Auriverde

Brasil, 1991, Documentário, 70 min

Direção: Sylvio Back

Sinopse: Com imagens e sons inéditos de Carmen Miranda e do Brasil na II Guerra Mundial, o filme penetra no desconhecido universo da guerra psicológica que conturbou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália (1944-45). Através das musicalmente alegres e irônicas transmissões de uma rádio clandestina, tema-tabu entre os pracinhas, o filme acaba também revelando as tragicômicas relações entre os Estados Unidos e o Brasil durante o conflito – cujas consequências jamais se esgotaram.

SÉRIES DA BBC STUDIOS

French and Saunders – Estreia 4 de abril

Reino Unido, 1990, Comédia, 6 episódios, 3ª temporada

Direção: Bob Spiers

Elenco: Dawn French e Jennifer Saunders

Sinopse: Esta série apresenta uma mistura de esquetes e paródias de filmes famosos e produções de TV.

Yes Prime Minister – Estreia 18 de abril

Reino Unido, 2013, Comédia, 6 episódios

Direção: Gareth Gwenlan e Jonathan Lynn

Elenco: David Haig, Henry Goodman e Chris Larkin

Sinopse: A versão moderna da comédia britânica ‘Sim, Primeiro-Ministro’.

Compartilhe esse texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo