O título em português, Café Com Amor, e a presença de Jennifer Love Hewitt como atriz principal, dão a falsa impressão de se tratar de um filme romântico. Produzido em vídeo pela pequena produtora Nationlight, e dirigido e escrito pelo novato Marc Erlbaum, Café Com Amor surpreende dentro do cinema fantástico.
O enredo
As cenas acontecem quase que exclusivamente dentro de um café em West Philadelphia, cidade da Pennsylvannia (EUA), com exceção de algumas tomadas da rua externa. A trama gira em torno dos dois empregados da loja, vividos por Daniel Eric Gold e Jennifer Love Hewitt, e de seus frequentadores. Vemos, assim: um escritor fazendo anotações para seu próximo livro, um drogado e seus problemas com um traficante, um homem e uma mulher que se encontram repetidas vezes após irem ao cinema, uma assistente social selecionando candidatos para uma vaga, e outros. Porém, o personagem que será a chave de toda a trama é Craig, um rapaz sempre conectado ao seu notebook.
Então, Craig (Hubbel Palmer) recebe mensagens de Elly (Madeline Carroll), que aparece na tela de seu notebook. A menina conta-lhe que todos ali são avatares criados por ela, programadora deste pequeno universo virtual do café. Se essa revelação é verdadeira ou não o espectador conhecerá somente no final dramático do filme, acompanhada de uma mensagem inspiradora.
Além da aparência romântica
Esse enredo fantástico, que lembra os contos criados por Rod Serling na série Além da Imaginação, ganhou impacto adicional em Café Com Amor pelo formato do roteiro. Sem dúvida, uma estrutura construída com inteligência. Na primeira cena, uma tomada externa do café mostra guardas policiais entrando no café e tiros sendo disparados. A partir daí, o filme desvenda os acontecimentos da semana, dia a dia, até chegar ao dia da cena introdutória.
A princípio, não há nomes conhecidos no elenco, com exceção de Jennifer Love Hewitt (das séries Ghost Whisperer, Party of Five, The Client List, etc, e filmes como Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado) e, para alguns, Jamie Kennedy, seu namorado na época do filme e ator dos filmes da trilogia Pânico. Por um lado, Hewitt se destaca por encarar um papel diferente daqueles seus habituais. Assim, ela vive Claire, uma jovem descolada, com tatuagens no braço e roupas descontraídas. Enquanto isso, Jamie Kennedy faz o personagem do traficante de drogas.
Os demais atores, ainda que não famosos, são harmoniosamente eficazes. Daniel Eric Gold, o outro protagonista, mostra bem a fragilidade do balconista Todd. Já Hubbel Palmer se encaixa perfeitamente no papel do nerd visitado por Elly, esta interpretada com vivacidade e jovialidade por Madeline Carroll. Por fim, a loira de olhos verdes Michaela McManus tem o perfil físico apropriado para atrair o interesse de Derek Cecil, após se encontrarem em uma sessão solitária de cinema. Enfim, na mesma toada caminha todo o elenco.
Em suma, todos esses elementos fazem de Café Com Amor um instigante pequeno filme do gênero fantástico.
___________________________________________
Ficha técnica:
Café Com Amor (Café, 2011). 95 min. Dir/Rot: Marc Erlbaum. Com Daniel Eric Gold, Jennifer Love Hewitt, Hubbel Palmer, Richard Short, Jamie Kennedy, Madeline Carroll, Cecelia Ann Birt, Garrett Hendricks, Clayton Prince, Katie Lowes, Michaela McManus, Derek Cecil, Khan Baykal, Alexa PenaVega, Michelle Nagy, Adam Shapiro, Jennifer Merrill, Gavin Bellour, Maria Arnesto.
Assista: Jennifer Love Hewitt na premiere de “Café Com Amor”