Pesquisar
Close this search box.
Café Lumière (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Café Lumière

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

“Café Lumière”: Hou Hsiao-Hsien homenageia Ozu

Filme do diretor chinês Hou Hsiao-Hsien, de “A Assassina” (Nie yin niang, 2015), produzido, filmado e falado em japonês. Acima de tudo, é uma homenagem ao famoso cineasta nipônico Yasujiro Ozu (1903-1963).

A história apresenta um recorte da vida de Yoko (Yo Hitoto), uma jovem que está grávida de três meses de um homem que vive em Taiwan, e com quem não pretende se casar. Ela convive bastante com um amigo artista, Hajime (Tadanobu Asano), que está gravando sons de trens para uma nova criação. Yoko visita seu pai e sua madrasta, usando bastante o trem em suas andanças pelos arredores da cidade, principalmente para localizar uma cafeteria que era frequentada por um músico sobre quem ela está pesquisando.

O cinema de Ozu

“Café Lumière” reflete o estilo inconfundível de Ozu. Assim, a câmera pouco se movimenta, fixando-se em um enquadramento onde é comum o personagem sair de cena, enquanto o espectador acompanha o que acontece pelo som. As tomadas, por isso, são longas e os cortes secos ou usando close em algum objeto. Closes no personagem, porém, são raros e nunca extremamente fechados. Reparem que leva um tempo até identificarmos com clareza as feições da protagonista, vista nas sequências iniciais apenas de perfil ou de costas.

Além disso, o naturalismo permeia a filmagem. As interpretações dos atores fluem com minimalismo. Não há praticamente uso de música não-diegética (externa à realidade das cenas), empregado apenas na parte final do filme. Ademais, usa-se muitas locações externas, quando se pode perceber as pessoas nas ruas olhando para a câmera com curiosidade, como acontecia nos filmes da nouvelle vague.

“Café Lumiére” pode agradar dois tipos de público. Um deles é o cinéfilo que cultua estilismos fora do padrão hollywoodiano, especialmente os apreciadores do cinema japonês. O outro é aquele interessado em conhecer culturas de outros países, nesse caso, o modo de vida de uma cidadã japonesa comum.


Ficha técnica:

Café Lumière (Kôhî jikô, 2003) 103 min. Dir: Hou Hsiao-Hsien Rot: Hou Hsiao-Hsien e Chu T’ien-wen. Com Yo Hitoto, Tadanobu Asano, Masato Hagiwara, Kimiko Yo, Nenji Kobayashi, Keiishi Asada, Yukio Endo, Yoko Hoshi.

Assista: Yasujirō Ozu – The Depth of Simplicity | CRISWELL | Cinema Cartography

Café Lumière (filme)
Café Lumière (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo