Camaleões (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Camaleões

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Especialista em videoclipes, o diretor Grant Singer estreia em longa-metragem com o suspense policial Camaleões (Reptiles). Por conta de seu histórico profissional, ou talvez para não errar, Singer faz aqui um filme com apenas um tom. Assim, do início ao fim, mantém um constante ar de mistério sombrio, sempre com a fotografia com cores esmaecidas e trilha musical esquisita. Chega a ser sufocante, mas nunca perde o interesse do espectador.

Mas o ritmo, isso sim muda ao longo do filme. O prólogo é acelerado, constituído de vários planos curtos, inconclusivos, que constroem situações enigmáticas que descambam num assassinato grotesco. Então, o ritmo desacelera para estabelecer a rotina do protagonista Tom Nichols (Benicio del Toro). Detetive experiente, essa nova investigação não abala seu dia a dia. Ao lado da esposa Judy (Alicia Silvestone), ele se sente à vontade para se reunir com os amigos da polícia com os quais o casal convive.

Porém, conforme mergulha no caso, mais Tom se aproxima de perigosas ligações com pessoas poderosas. Para solucionar o crime, ele percebe que terá que fugir das armadilhas dos suspeitos usuais. É curioso que, neste filme, o enredo não esconde pistas, pelo contrário, até entrega algumas de bandeja. Por exemplo, quando perguntam a Tom se ele está dentro ou fora do jogo de cartas, mas com evidente duplo sentido. Ou então na sequência de sonho que escancara a intuição/dedução quanto ao autor do crime. De fato, não é difícil para o espectador descobrir a solução do caso misterioso.

Óbvio

A obviedade, aliás, é uma das falhas de Grant Singer. É nesse sentido que no prólogo a vítima encontra uma pele de cascavel abandonada, dando a ideia de que os vilões podem se disfarçar de pessoas respeitadas. Além disso, ele é capaz ainda de tocar “Knocking on Heaven’s Door”, de Bob Dylan, no momento em que um personagem está morrendo. E as letras da música falam exatamente sobre essa passagem. Mas a sua insistência em manter um tom único ao longo de todo o filme salva a sua obra. Embora óbvio, Camaleões deixa o público tenso durante todas as suas duas horas e catorze minutos.

___________________________________________

Ficha técnica:

Camaleões | Reptile | 2023 | 134 min | EUA | Direção: Grant Singer | Roteiro: Grant Singer, Benjamin Brewer, Benicio del Toro | Elenco: Benicio del Toro, Justin Timberlake, Eric Bogosian, Alicia Silverstone, Domenick Lombardozzi, Frances Fisher, Ato Essandoh, Michael Pitt, Karl Glusman, Mike Pniewski, Matilda Anna Ingrid Lutz, Catherine Dyer.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Camaleões (filme)
Camaleões (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo