A interpretação pessoal de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, por Júlio Bressane, resulta em Capitu e o Capítulo, uma obra cinematográfica típica do universo imagético do diretor.
Segundo entrevista de Júlio Bressane ao 10º Olhar de Cinema, ele parte da inquietação advinda da afirmação de Haroldo de Campos de que, nessa obra, o importante não é Capitu, mas o capítulo. No livro, existem 148 capítulos, que são interrupções, e Bressane realiza seu filme com base nesses momentos de cruzamento de uma outra imagem.
A imaginação livre característica de Júlio Bressane, de fato, não se encaixaria nos moldes restritos de uma adaptação fiel de uma obra literária. Capitu e o Capítulo se liberta dessas limitações. É uma sucessão de breves trechos do romance, interrompidos pelos capítulos com imagens enigmaticamente, ou ironicamente, conectados ao livro.
Como protagonistas de “Dom Casmurro”, estão os atores Mariana Ximenes (Capitu) e Vladimir Brichta (Bentinho), que entregam uma interpretação com textos próprios do livro, mas cenas que o transcendem. Entre elas, a transfiguração de Bentinho em um homem com deformações, quando o ciúme corrompe sua lucidez.
Enquanto isso, a narrativa apresenta, também, Enrique Diaz como Bento mais velho (ou Machado de Assis, escrevendo a sua obra, como mostra a assinatura nos papeis). No processo, fala diretamente para a câmera, e exalta outros escritores que o inspiram durante a criação. Além das letras, Capitu e o Capítulo também valoriza a música, a pintura e a dança, em elementos de destaque no filme.
Enfim, Capitu e o Capítulo marca o retorno de Júlio Bressane à obra de Machado de Assis, visitada por ele antes em Brás Cubas (1985). Fiel ao seu estilo, Bressane apresenta mais uma obra única, mais um filme original e fortemente artístico.
___________________________________________
Ficha técnica:
Capitu e o Capítulo | 2021 | Brasil | 75 min | Direção e roteiro: Júlio Bressane | Elenco: Mariana Ximenes, Enrique Diaz, Vladimir Brichta, Djin Sganzerla, Saulo Rodrigues.
Distribuição: Pandora Filmes.
Estreia nos cinemas em 27 de julho de 2023.