Conhecido também pelo seu título em inglês, “Late Marriage”, Casamento Arranjado é uma envolvente comédia dramática sobre os costumes israelenses em relação ao casamento.
Zaza é um solteirão de 31 anos de idade, doutorando em Filosofia. Apesar de ele estar confortável com a vida que leva, sua família quer desesperadamente casá-lo. Por isso, a todo momento apresenta uma candidata a ser sua noiva. Segundo ele, já conheceu mais de cem mulheres, mas nenhuma resulta em matrimônio, seja porque ele não gosta da pretendente ou vice-versa.
Na verdade, ele está namorando Judith, uma mulher de 34 anos, a quem vê constantemente. Zaza sabe, porém, que a família não aceita que ele se case com uma divorciada, Ainda mais Judith, que já tem uma filha e é mais velha que ele. Quando descobrem que ele tem essa namorada, os parentes vão em grupo visitar os dois. E, de forma agressiva, proíbem a continuidade do relacionamento. Então, não resta saída a Zaza senão se comprometer com um casamento arranjado.
Cativante
E o filme encanta por jogar luz sobre esse costume difícil de ser aceito por outros povos. Com uma abordagem espontânea, Casamento Arranjado cativa o espectador. A chave desse apelo irresistível está na personalidade do protagonista, que preferia a liberdade de poder se casar com a mulher que ama, independente da situação dela. Porém, ele entende que a família lhe quer o bem. Afinal, a proibição do relacionamento com Judith está fundamentada no medo de essa mulher muito linda estar se aproveitando do rapaz. E de que ele teria assim uma vida infeliz.
Por outro lado, Judith também compreende a posição da família de Zaza, e prefere sair do relacionamento. Caso contrário, ela sabe que a família seria um eterno tormento para o casal. A tradição se impõe de tal forma que todos preferem fazer as pazes e seguir suas vidas. Outros filmes originários da mesma região, como Tempestade de Areia (Sufat Chol, 2016), reforçam essa afirmação.
Adicionalmente, Casamento Arranjado possui vários momentos dramáticos. Por exemplo, a invasão da casa de Judith pela família de Zaza é extremamente tensa. Os ânimos estão exaltados e a qualquer momento algo muito grave pode acontecer. E o posterior confronto dele com seu pai também revela a dor que os pais e o filho sentem pela proibição do namoro com Judith. Mas, a angústia é inevitável porque podem prevenir um futuro amargo para Zaza.
Aceite
A tensão do filme é quebrada fundamentalmente porque Zaza não acredita muito em casamento arranjado, mas aceita os ritos porque não quer desagradar sua família. A cena da primeira apresentação a uma pretendente revela esse sentimento. Não só por parte dele, mas também da jovem, de apenas 17 anos e totalmente imatura. Depois, no final do filme, Zaza está se casando com uma noiva arranjada, e ainda não se sente confortável com a situação. Por isso, no banheiro, vemos ele refletido em vários espelhos, confrontando a si mesmo. De fato, ele já não é ele mesmo.
E a cerimônia possui um surpreendente suspense cômico. Aparentemente, Zaza está insatisfeito com o casamento arranjado e começa a fazer um discurso, ao lado da noiva, e a situação parece desembocar num desastre. A mulher está prestes a chorar, a família dela quer intervir, até que ele finalmente revela que era uma brincadeira.
Outro momento memorável é a cena de sexo entre Zaza e Judith. Longa, em tempo real, descreve com muita autenticidade e simpatia o ato carnal. Dessa forma, desmistifica o sexo, e ainda assim é extremamente sensual.
Enfim, o humor é leve, nunca debochado, e faz rir junto com os personagens. Quando há alguma graça, ela é compartilhada com o espectador, que naturalmente embarca nos acontecimentos expostos na tela, muitos deles nunca imaginados por ele.
Assim, Casamento Arranjado, através de seus vários momentos não convencionais, surpreende o espectador. O filme coloca os personagens em situações inusitadas, porém realistas dentro da cultura da tradição judaica em Israel. Em suma, o filme é um exemplo primoroso de como acertar o tom faz toda a diferença. E isso cria aqui um apelo internacional para todos os públicos.
___________________________________________
Ficha técnica:
Casamento Arranjado (Hatuna Meuheret, 2001) Israel/França. 98 min. Dir/Rot: Dover Koshashvili. Elenco: Lior Ashkenazi, Ronit Elkabetz, Moni Moshonov, Lili Koshashvili, Aya Steinovitz, Rozina Cambos, Simon Chen, Sapir Kugman, Dina Doron, Leonid Kanevskiy.