Certas Pessoas (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Certas Pessoas

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

Kenya Barris é o criador de Black-ish (2014-2022), série cômica premiada com o Emmy. Em Certas Pessoas (You People), ele se une a Jonah Hill, e estreia na direção de um filme. Mas, sem deixar de lado a janela televisiva para a qual sempre trabalhou. Essa produção da Netflix parece mais uma minissérie reunida em um longa-metragem. A sensação ao assistí-lo equivale a maratonar uma sitcom com episódios curtos.

A primeira metade de Certas Pessoas, principalmente, é bem episódico. Em essência, traz muitos sketches separados por vinhetas. Enfim, através das piadas, conhecemos o judeu branco Ezra (Jonah Hill) e a negra muçulmana Amira (Lauren London). Os dois se conhecem por acaso, num pouco provável meet-cute no qual o rapaz entra no carro da moça pensando que era o seu Uber e, depois de uma conversa, ele a ajuda a ir para o destino dela.

Quando os dois começam a namorar, surge o tema central do filme: o conflito racial. Os principais expoentes desse choque cultural são Shelley, a mãe de Ezra (interpretada com viés humorístico por Julia Louis-Dreyfus) que só consegue ver a nora como uma pessoa negra, e Akbar, o pai de Amira numa interpretação atípica de Eddie Murphy, que aqui faz um personagem desagradável e, na maior parte do tempo, sisudo.

Questão racial

A questão racial é que dá vida a essa comédia romântica manjada. Mas é uma produção voltada para o público norte-americano. Muitas piadas parecem aquelas que ouvimos nas cerimônias do Oscar, ou seja, se referem a pessoas ou situações regionalizadas, e que não são conhecidas internacionalmente.

Na verdade, a própria questão racial reflete uma realidade local, onde a segregação é mais drástica. Por isso, vemos no filme que Akbar leva Ezra a bairros onde a mera presença de uma pessoa branca já causa estranheza. Assim, muitas coisas do filme passarão batido para espectadores de outros países. Inclusive a cena final da cerimônia que é um mix de costumes judaicos e muçulmanos. O próprio título original, “You People”, se refere ao jargão usado para começar a falar de alguém como representante de um grupo específico – e que não tem uma tradução ao pé da letra (seria como dizer “vocês negros”, “vocês brancos”, etc.).

Assim, Certas Pessoas não é tão engraçado para nós quanto é para o público norte-americano. Mas traz algumas piadas universais. Já o formato, em si, é televisivo, e não traz nada de novo – de fato, é uma reunião de sketches atadas a um arco dramático clichê. Vale só para ter essa visão sobre o tema racial através de um produto ficcional e não um noticiário.     

___________________________________________

Ficha técnica:

Certas Pessoas | You People | 2023 | 117 min | EUA | Direção: Kenya Barris | Roteiro: Kenya Barris, Jonah Hill | Elenco: Jonah Hill, Lauren London, Eddie Murphy, Julia Louis-Dreyfus, Sam Jay, Nia Long, Travis Bennett, David Duchovny, Molly Gordon.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Certas Pessoas (filme)
Certas Pessoas (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo