Cidadãos do Mundo (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Cidadãos do Mundo

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Em Roma, três aposentados, sem nada para fazer, decidem se mudar para o exterior. Então, o filme Cidadãos do Mundo acompanha os dias seguintes a essa apressada resolução O processo cobre desde a pesquisa para escolher o destino, até os preparativos, que se iniciam do ponto zero.

Em seu quarto longa, o diretor Gianni Di Gregorio, veterano na indústria cinematográfica, constrói uma agradável comédia. Para isso, mistura momentos hilariantes com outros de ternura, esta realçada pela trilha musical composta por Ratchev e Carratello. Seja no piano, ou orquestrada, a música muito presente aguça a sensibilidade do espectador.

O melhor destino

Com a ajuda de um aristocrata culto, os três protagonistas concluem que o destino ideal para eles é Açores. Por isso, até fazem uma aula de português, acompanhada de uma boa feijoada.

Contudo, durante esses poucos dias, menos de uma semana, o trio percebe que a vida atual deles em Roma tem seu encanto. Attilio nota o quanto gosta de sua filha, que é cabelereira. Já Giorgetto se sente útil ao ajudar o irmão que toca a banca de frutas que pertencera ao pai deles. Por fim, o ex-professor de latim vislumbra a oportunidade de uma nova paixão.

Porém, mais importante que isso, percebem a futilidade de suas motivações para morar em outro país. Por isso, entregam o dinheiro que conseguiram reunir para um adolescente que perdeu sua mãe em Mali. Imigrante em Roma, Abu tenta juntar dinheiro para uma passagem para o Canadá, onde vive a única pessoa que restou de sua família.

A vida em Açores poderia ser o paraíso para o nobre senhor que indicou esse destino aos três personagens principais de Cidadãos do Mundo. No entanto, eles apreciam as coisas mais simples da vida. Por exemplo, comer de pé um pedaço de melancia comprado em uma quitanda da periferia. E isso, eles encontram na própria Roma.

Elenco

No mesmo sentido, o diretor Gianni Di Gregorio transforma essa história, que também é simples, em um filme envolvente do primeiro ao último minuto. Um dos trunfos para alcançar isso são as brilhantes atuações dos atores principais. Um deles, o próprio diretor, que faz o ex-professor de latim. Além dele, os veteranos Ennio Fantastichini (Attilio) e Giorgio Colangeli (Giorgetto).

Enfim, esses personagens são vivos, autênticos e se conectam entre si mesmo com personalidades bem distintas. Aliás, são tão fortes que sentimos falta deles quando o filme termina.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Cidadãos do Mundo | Lontano Lontano | 2020 | Itália | 91 min | Direção: Gianni Di Gregorio | Roteiro: Gianni Di Gregorio, Marco Pettenello | Elenco: Gianni Di Gregorio, Ennio Fantastichini, Giorgio Colangeli, Daphne Scoccia, Roberto Herlitzka, Galatea Ranzi, Iris Peynado, Salih Saadin Khalid.

Distribuidora: Imovision.

Gostou? Então, veja mais fotos do filme no nosso post no Instagram.

Aliás, não deixe de assistir ao trailer:

Onde assistir:
Cidadãos do Mundo (filme)
Cidadãos do Mundo (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo