Como seu título entrega, Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel) relata a vida da estilista no início do século 20, antes de fundar sua famosa empresa. Um passado inusitado, em se tratando de empresários de sucesso. Órfã quando criança, ela se virou cantando em cabarés junto com sua irmã. As duas saíram dessa vida se transformando em amantes de senhores ricos.
Coco (Audrey Tautou) se envolveu primeiro com o rico herdeiro Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde). Forçando a barra, viveu no seu castelo. Depois, se apaixonou pelo amigo dele, o jovem Boy Capel (Alessandro Nivola), com quem teve um romance encerrado com um acidente trágico.
O filme mostra que Coco desgostava da moda da época, dos espartilhos e vestidos com frufrus que as mulheres usavam. Assim, ousou adaptar roupas de Étienne e sair com coletes e calça. Para as amigas, começou a confeccionar chapéus menos extravagantes. Tudo isso serviria de base para arriscar-se como empreendedora, rompendo com as barreiras erguidas por ser uma mulher.
Básico
Mas, pouco disso ganha força nas telas. Quando Coco veste roupas consideradas masculinas, a reação das pessoas é tímida – mas na vida real isso deve ter causado impacto maior. A relação simultânea com dois amantes também é pouco explorada dramaticamente. Todos reagem de forma controlada – até mesmo na previsível morte de Boy.
Com isso, o empoderamento feminino fica aquém da bandeira que Coco Antes de Chanel evidentemente quer levantar. Em parte, porque o recorte é ingrato. Os derradeiros minutos, que avançam no tempo e mostram Coco aplaudida num desfile de moda, têm mais força do que os noventa minutos anteriores. Além disso, a própria caracterização de Audrey Tautou direciona a esse engrandecimento. Até esse momento, a atriz aparece propositalmente apagada, para expor a sua personagem como uma pessoa comum.
A diretora Anne Fontaine parece que ficou acanhada ao retratar uma figura tão importante para a cultura e para a sociedade francesa. Não há aqui um pingo da ousadia que revelou em Nathalie X (2003) e Branca como a Neve (2019).
Por isso, Coco Antes de Chanel não passa de um pretinho básico, distante da moda rompedora de preconceitos de sua retratada.
___________________________________________
Ficha técnica:
Coco Antes de Chanel | Coco Avant Chanel | 2009 | 105 min | França, Bélgica | Direção: Anne Fontaine | Roteiro: Anne Fontaine, Camille Fontaine | Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain, Emmanuelle Devos.