Conta Comigo (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Conta Comigo

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

Conta Comigo (Stand By Me) é um atípico filme baseado em obra de Stephen King. É um drama e não terror, embora tenha um pouco de suspense. Isso porque traz como motor da narrativa a busca pelo corpo de um garoto atropelado por um trem e dado como desaparecido. Tal objetivo move o protagonista Gordie, que quando adulto relembra esse episódio que aconteceu quando tinha 12 anos. Junto com seus três amigos da mesma idade – Chris, Teddy e Vern – eles fazem uma jornada a pé seguindo os trilhos nos arredores da pequena cidade onde moram no Oregon.

Todos os quatro personagens enfrentam problemas pessoais. E, em algum momento do trajeto, isso dispara um gatilho emocional que faz, cada um a sua vez, expurgar sua angústia represada num choro descontrolado. Apesar disso, eles se fazem de durões, provavelmente para crescerem como os jovens arruaceiros da cidade liderados por Ace (Kiefer Sutherland). Encontramos a força desse filme no amadurecimento do quarteto central. No limiar entre a infância e a adolescência, essa experiência longe dos pais os obriga a superar obstáculos sozinhos, a confiar e buscar apoio nos companheiros e até a enfrentar as ameaças até então intransponíveis.

Rob Reiner e River Phoenix

Conta Comigo serviu de vitrine para o diretor Rob Reiner mostrar sua versatilidade. Ou seja, que pode ir além das comédias, depois de ter feito This Is Spinal Tap (1984) e Garota Sinal Verde (The Sure Thing, 1985). Mas não quis abandonar totalmente o gênero, e incluiu uma engraçada cena que ilustra uma história que conta Gordie, que se tornaria escritor no futuro. Estamos falando da sequência do torneio de quem come mais tortas. Em outra nota, triste e independente da vontade de Reiner, o filme traz uma premonição da tragédia que levaria o ator River Phoenix (que interpreta Chris) em 1993, com apenas 23 anos.

O longa apela para a sensibilidade do espectador. Aqui os protagonistas se envolvem em cenas de ação, como o trem que surge durante a travessia de uma longa ponte. Mas o amadurecimento toma o protagonismo da trama. O apelo é universal, como deixa evidente uma frase na narração final de Gordie já adulto sobre a amizade daquela época. O politicamente correto pode ter datado o filme para alguns, mas se você deixar isso de lado e assistir ao filme com o olhar do ano do lançamento ou da própria história, conseguirá se encantar.

___________________________________________

Ficha técnica:

Conta Comigo | Stand By Me | 1986 | 89 min | EUA | Direção: Rob Reiner | Roteiro: Raynold Gideon, Bruce A. Evans | Elenco: Will Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O’Connell, Kiefer Sutherland, Casey Siemaszko, Gary Riley, Marshall Bell, Frances Lee McCain, Bruce Kirby, Richard Dreyfuss, John Cusack.

Onde assistir:
Conta Comigo (filme)
Conta Comigo (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo