Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "Continente"
[seo_header]
[seo_footer]

Continente

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Continente, terceiro longa do diretor gaúcho Davi Pretto, integra a Mostra Brasil da 48ª Mostra SP.

O filme adota o terror slow burn. Coisas estranhas surgem aos poucos diante de Amanda (Olívia Torres) e seu namorado francês Martin (Corentin Fila), quando se instalam na fazenda do pai dela numa vila do interior, para onde a moça retorna após morar 15 anos fora do Brasil. Seu pai, que era uma espécie de líder do local, está à beira da morte. Por isso, os moradores locais estão agitados, como se dependessem do velho fazendeiro.

Como em Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho, a vila tem suas regras próprias, as quais Amanda desconhece. Aparentemente, a médica Helô (Ana Flavia Cavalcanti) se mostra a mais sensata do grupo. Porém, o filme confidencia ao espectador que ela compra e fornece drogas para a comunidade. Gradativamente, o enredo ora incita (por exemplo, os cortes nos pulsos das pessoas) ora explica, provocando lentamente a ansiedade do público.

A revelação, enfim, chega mas sem causar o esperado impacto. A sequência é longa demais, como se a intenção não fosse tanto chocar, e sim colocar a situação bizarra dentro da normalidade, pois é como o povo ali encara isso. O sangue abunda, até numa chuva vermelha que parece fazer parte de A Morte do Demônio (Evil Dead, 2013), de Fede Alvarez. Só que aqui é bem curta e serve para marcar o momento em que a protagonista Amanda resolve agir.

Davi Pretto dirige bem, com destaque para a fotografia e para o uso de vários planos em cada cena. No lado negativo, a trilha musical com guitarra soa intrusiva e repetitiva – a música melhora no final, quando entram os instrumentos de sopro.

Sólido mas lento

Continente, sem dúvida, se prova um filme sólido, consistente do início ao fim – exceto pela presença do exército no local, pois não se explica o motivo de estar ali. O enredo não surpreende tanto quando deveria – o tema surpresa é um tanto previsível – e o ritmo lento mais prejudica que contribui na construção de um tom sombrio e misterioso.

___________________________________________

Ficha técnica:

Continente | 2024 | 115 min. | Brasil, França, Argentina | Direção: Davi Pretto | Roteiro: Davi Pretto, Igor Verde, Paola Wink | Elenco: Olivia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Corentin Fila, Breno De Filippo, Silvia Duarte.

Distribuição: Vitrine Filmes.

Trailer:

Cena do filme "Continente"
Cena do filme "Continente"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo