Pesquisar
Close this search box.
Crime em Rouxaix (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Crime em Roubaix

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

O cotidiano pulsante de uma delegacia em uma cidade operária francesa ganha um potente retrato em Crime em Roubaix.

Conforme narra um dos protagonistas do filme, Roubaix foi uma cidade industrial próspera. Porém, hoje sua população é pobre, e a criminalidade alta. Localizada ao norte da França, perto da fronteira com a Bélgica, Roubaix é a cidade onde nasceu o diretor Arnaud Desplechin. Ou seja, ele lida aqui com um tema muito próximo a ele.

Crime em Roubaix cobre um curto período do dia a dia de uma delegacia, começando na véspera de Natal. A história possui vários personagens, mas os principais são o comissário Yacoub Daoud e o tenente Louis Cotterel.

Os protagonistas

O imigrante árabe Daoud vive na cidade desde seus sete anos, e é um experiente policial que hoje lidera a delegacia local. Possui um autocontrole excepcional, dificilmente se deixa levar pela emoção. Entre outras habilidades, possui uma capacidade excepcional para fazer uma leitura das pessoas. Assim, identifica se os interrogados dizem a verdade ou se mentem.

Por outro lado, Cotterel chegou há pouco tempo a Roubaix, assumindo o cargo de tenente. Por isso, ainda mora em um hotel e está aprendendo essa nova função. Aliás, as narrações que aparecem no filme provêm das cartas que escreve ao pai.

Então, o filme acompanha várias ocorrências policiais que esses dois personagens vivenciam nesses dias. E vão desde um homem que tenta registrar um assalto para fraudar o seguro, inserido no filme para mostrar a habilidade de Daud em ler as pessoas, até um assassinato. Além disso, apresenta outros crimes, como um estupro cometido no metrô e uma jovem que foge de casa.

O cotidiano da delegacia

Essencialmente, a trama visa descrever esse cotidiano agitado dos policiais em uma cidade com alta criminalidade. Para que não se transforme em um emaranhado desconexo de acontecimentos, o filme acompanha um caso como fio narrativo central. E esse envolve duas mulheres, Claude e Marie, que testemunham sobre um incêndio numa casa vizinha. Então, no desenrolar dessa investigação, surgem cenas de ação na busca dos suspeitos, e um assassinato acontece.

Por fim, na sua última parte, acompanhamos o interrogatório dos principais suspeitos, e uma reconstituição do crime. Esse talvez seja o trecho menos interessante do filme, pois se alonga demais. Porém, no restante, Crime em Roubaix prende a atenção. Principalmente, pela gama de personagens envolventes, principalmente o comissário Yacoub Daoud.

Enfim, o filme lembra as melhores séries policiais de investigação, que se apoiam em protagonistas cativantes envolvidos em um ou dois casos a cada episódio. Porém, aqui isso está reunido em duas horas, portanto o roteiro se concentra em uma investigação principal, enquanto outras acontecem simultaneamente. Dessa forma, temos um longa-metragem bem articulado, que no final deixa a mensagem de que tudo isso faz parte do cotidiano da delegacia em Roubaix.

Elenco e direção

Quem interpreta o Yacoub Daoud é o ator francês Roschdy Zem, de O Preço do Sucesso (2017), Nada a Esconder (2018) e da recente produção da Netflix Os Segredos de Madame Claude (2021). Além de ator, Daoud é diretor, tendo realizado cinco filmes, entre eles, Chocolat (2016), estrelado por Omar Sy.

O outro protagonista, Louis Cotterel, é interpretado por Antoine Reinartz. O ator é conhecido por 120 Batimentos Por Minuto (2017), As Invisíveis (2018) e Alice e o Prefeito (2019).

Além deles, destaca-se no elenco Léa Seydoux, famosa internacionalmente por Azul é a Cor Mais Quente (2013), 007 Contra Spectre (2015) e Meia-Noite em Paris (2011), entre tantos outros. Aqui, Seydoux interpreta a personagem Claude, a misteriosa testemunha do incêndio.

Já o diretor Arnaud Desplechin, que realiza aqui um envolvente filme policial, é um cineasta reconhecido. Não só Crime em Roubaix, como outros de seus longas já entraram na mostra competitiva do Festival de Cannes. Foram eles: La Sentinelle (1992), Como Eu Briguei (Por Minha Vida Sexual) (1996), Esther Kahn (2000), Um Conto de Natal (2008) e Terapia Intensiva (2013).

___________________________________________

Ficha técnica:

Crime em Roubaix (Roubaix, une Lumière) 2019. França. 119 min. Direção: Arnaud Desplechin. Roteiro: Arnaud Desplechin, Léa Mysius. Elenco: Roschdy Zem, Léa Seydoux, Sara Forestier, Antoine Reinartz, Sébastien Delbaere, Christophe Filbien, Chloé Simoneau, Stéphane Duquenoy, Maïssa Taleb.

Ficou interessado? Então, anote: o filme estreia com exclusividade na plataforma de streaming Belas Artes à la Carte, em 17 de junho de 2021.

Crime em Rouxaix (filme)
Crime em Rouxaix (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo