Um novo curso do Sérgio Alpendre foi anunciado pela Escola no Cinema! O tema desta vez é o cineasta Fritz Lang. O curso online, que se chama “Fritz Lang: Entre a Europa e a América”, acontece entre 22 de novembro e 17 de dezembro de 2024, (NOVAS DATAS: 26/11 a 20/12) às terças e sextas-feiras, das 19h às 21h30.
Sobre o curso
A disputa é antiga na cinefilia mundial. Qual seria a melhor fase da carreira de Fritz Lang? Há os que defendem sua fase alemã, do início da carreira. Há os que preferem sua fase americana, quando precisou lidar com as limitações do sistema de estúdios de Hollywood. Há ainda os que preferem a fase final, da volta à Alemanha e ao clássico personagem do dr. Mabuse e do encanto com temas indianos.
Estudando a sua filmografia em ordem cronológica, podemos entender melhor essas fases e fazer nossas escolhas. Ou não, já que com o tamanho e a importância dessa obra, melhor nos deliciar com um punhado generoso de grandes filmes em todas elas, admirando sua visão de mundo e a incrível habilidade para construir o suspense.
Em oito encontros, teremos a possibilidade de rever todos os filmes disponíveis, com alguns destaques escolhidos em cada aula, estudando também alguns autores que pensaram em sua obra: Noel Simsolo, João Bénard da Costa, Jean-Luc Godard, Tom Gunning, Lotte Eisner, entre outros.
Cronograma:
AULA 1 – EM TORNO DO EXPRESSIONISMO
O crescimento de um diretor em meio a seus fantasmas.
– As Aranhas, A Morte Cansada, Dr. Mabuse
AULA 2 – AUGE NA ALEMANHA
Segunda metade dos anos 1920: auge do cinema da UFA.
– Os Nibelungos, Metrópolis, Os Espiões, Mulher na Lua.
AULA 3 – CINEMA FALADO, ALEMANHA E FRANÇA
Convidado para dirigir o cinema da UFA sob o regime nazista, Lang escolhe o exílio.
– M: O Vampiro de Dusseldorf, O Testamento do Dr. Mabuse, Liliom
AULA 4 – UM HUMANISTA NOS EUA
Dois longas contra a pena de morte, dois westerns.
– Fúria, Vive-se Só uma Vez, A Volta de Frank James, Western Union.
AULA 5 – LANG CONTRA O NAZISMO E NO FILME NOIR
O alerta de um alemão que viu o nazismo de perto e ajudou a estabelecer o filme noir.
– O Homem que Quis Matar Hitler, Os Carrascos Também Morrem, Um Retrato de Mulher, Almas Perversas.
AULA 6 – NOS EUA, ENTRE O HORROR PSICOLÓGICO, O FAROESTE E O NOIR
Lang tenta se virar em Hollywood mantendo, como pode, uma certa liberdade.
– O Segredo da Porta Fechada, O Diabo Feito Mulher, A Gardênia Azul, Os Corruptos.
AULA 7 – REFILMAR RENOIR, FILMAR EM CINEMASCOPE E DUAS CRÍTICAS AOS EUA
Após filmar uma única vez em cinemascope, Lang se despede dos EUA com dois de seus filmes mais importantes. Antes, uma nova refilmagem de Jean Renoir.
– Desejo Humano, Moonfleet, No Silêncio de uma Cidade, Suplício de uma Alma.
AULA 8 – RETORNO À ALEMANHA
Desiludido com Hollywood, Lang se encanta com a Índia, volta ao Dr. Mabuse e atua num filme de Godard.
– O Tigre de Bengala, Sepulcro Indiano, Os Mil Olhos do Dr. Mabuse, O Desprezo
Sérgio Alpendre é crítico, professor e pesquisador. Escreve na Folha de São Paulo e no site Leitura Fílmica. Pós-doutorando na PUC-RS.
___________________________________________
Serviço:
Período: 26 de novembro a 20 de dezembro de 2024
Terças e sextas-feiras, das 19h às 21h30
Carga horária: 20 horas em 8 encontros
Inscrições:
contatoescolanocinema@gmail.com
Investimento:
- R$ 400,00 (à vista)
- R$ 360,00 (desconto de 10%, para pagto até 08/11)
- R$ 320,00 (desconto de 20%, após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema)
- R$ 260,00 (desconto de 35%, para sócios do Clube do Professor)
- R$ 100,00 (aula avulsa)
- *A inscrição será confirmada após o pagamento
- **Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso
***Dia 22/11 – Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados
(fonte: divulgação)