E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família…
[seo_header]
[seo_footer]

E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família…

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família… (10 giorni con Babbo Natale, 2020) deixa a crítica social de lado e se torna um filme natalino. O resultado é uma esdrúxula fantasia infantil sobre a magia natalina, com direito a Papai Noel e elfos.

Seria mais honesto manter a tradução fiel do título original em italiano, “10 Dias com Papai Noel”, do que vender a falsa ideia de que o filme dá sequência ao mesmo tipo de humor de E agora? A mamãe saiu de férias! (10 Giorni Senza Mamma, 2019). Este lidava com o resistente machismo que ainda existe em várias sociedades. A trama se passava na Itália, mas não surpreenderia se fosse no Brasil.

As piadas tinham uma só origem, a inversão do tradicional (e antiquado) modelo de que os homens devem trabalhar fora de casa enquanto as mulheres cuidam da casa e dos filhos. Apesar de ser um tema batido, mais apropriado para sketches de programas humorísticos, o filme trazia momentos engraçados – e ainda servia como crítica à sociedade patriarcal.

Um enxerto que não vinga

E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família… retoma a situação que encerrou o primeiro filme. Carlo (Fabio De Luigi), o marido, continua desempregado e cuidando da casa e dos filhos. E a esposa Giulia (Valentina Lodovini) se dedica de corpo e alma ao seu trabalho e negligencia a família, ou seja, se tornou o que Carlo era no início do filme original. Com isso, cai por terra a crítica ao patriarcalismo. Aliás, evidencia o machismo na cena do filme que tira sarro das mulheres quando Carlo reclama que ninguém da família elogiou o prato que preparou com tanto capricho.

O surgimento de uma oportunidade de promoção para Giulia assumir um cargo em Estocolmo é a gota d’água para o casal se desentender. Como última chance para salvar o casamento, Carlo resolve levar os filhos e a esposa num trailer até a capital sueca para a entrevista para o novo cargo. A partir daí, o filme se torna um road movie natalino, principalmente porque eles dão carona a um idoso que pensa que é o Papai Noel. O enredo gradativamente se torna mais infantil, concluindo a história com um clima de fantasia que não tem nada a ver com o primeiro filme, e nem mesmo com a primeira parte deste.

Na verdade, a trama do carona noel até renderia um bom filme. Porém, desde que embalada numa produção natalina voltada ao público infantil. E não como foi enxertada aqui em E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família…. Enfim, o diretor Alessandro Genovesi poderia ter simplesmente revisitado a comédia natalina Il peggior Natale della mia vita (2012), que também contava com o ator Fabio De Luigi, bem como com Diego Abatantuono, que faz o Papai Noel no filme objeto deste texto.

___________________________________________

Ficha técnica:

E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família… | 10 giorni con Babbo Natale | 2020 | Itália | 100 min | Direção e roteiro: Alessandro Genovesi | Elenco: Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Diego Abatantuono, Angelica Elli, Bianca Usai, Matteo Castellucci, Beatrice Barichella.

Distribuição: A2 Filmes.

Fotos: divulgação/Loris T. Zambelli

Trailer:
Onde assistir:
E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família…
E agora? A mamãe saiu de férias! 2 E levou a família…
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo